A tecnologia é fundamental para impulsionar negócios e transformar realidades. Graças à evolução da Inteligência Artificial (IA), estamos entrando em uma nova era que irá revolucionar diversos setores da indústria, mudará a forma como trabalhamos e criará um ciclo de aumento de produtividade.
Na oitava edição do Relatório do Estado da Produção Inteligente, a Rockwell Automation aponta que 89% dos fabricantes planejam manter ou aumentar o emprego devido à adoção da tecnologia e 36% acreditam que redirecionarão seus funcionários. O foco está no crescimento lucrativo sem sacrificar a qualidade, valorizando o potencial dos dados e aumentando a adoção de tecnologias para criar resiliência, permitir agilidade e aumentar a sustentabilidade.
A tecnologia trouxe avanços e oportunidades, mas também novas demandas para organizações e trabalhadores. O IDC FutureScape mostra que, de 2022 a 2025, a falta de profissionais de tecnologia será de 11,4% na América Latina. Em 2026, aproximadamente 2,5 milhões de atividades exigirão algum tipo de atualização profissional.
O impacto econômico será de quase US$ 50 bilhões até 2025, ou seja, 1% do PIB da região naquele ano. Preparar a população para os empregos de hoje e do futuro é um tema urgente. A falta de internet, celular e computador amplia o abismo entre aqueles que têm e os que não têm acesso às oportunidades oferecidas pelo uso da tecnologia.
Pensando nisso, a Microsoft lançou, em 2020, o Mais Brasil – um plano abrangente para apoiar o crescimento econômico e social do país por meio da tecnologia. Dedicamos um dos pilares da iniciativa ao tema Educação, Capacitção Profissional e Empreendedorismo. Intensificamos a implementação de programas gratuitos de qualificação e requalificação profissional, reunidos no Microsoft Conecta+, um hub com todos os treinamentos oferecidos pela empresa e seus parceiros.
Nossos programas já alcançaram mais de 7 milhões de pessoas, sendo que 1,5 milhão de participantes concluíram ao menos um curso, e mais de 145 mil foram contratados. Não há dúvida de que a tecnologia e a IA serão as grandes responsáveis pelo crescimento econômico do Brasil e podem estar entre as principais apoiadoras da retomada da competitividade da indústria nacional.
Mas, para isso, é imperativo focarmos na educação, pois sem uma população preparada não teremos como avançar nessa agenda. Esse é o momento dos setores público e privado unirem forças para, juntos, trabalharem na aceleração da capacitação profissional dos brasileiros.
*Tânia Cosentino é presidente da Microsoft Brasil
O artigo foi publicado na Revista da Indústria Brasileira.
REPRODUÇÃO DO ARTIGO - Os artigos publicados pela Agência de Notícias da Indústria têm entre 4 e 5 mil caracteres e podem ser reproduzidos na íntegra ou parcialmente, desde que a fonte seja citada. Possíveis alterações para veiculação devem ser consultadas, previamente.