Ainda vale a pena ser brasileiro empreendedor

Em artigo publicado no jornal A Tarde (BA), presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia, Ricardo Alban, fala sobre a importância de uma política industrial estruturada

A união e a convergência do Brasil em torno de um objetivo comum estão, certamente, acima de todos. Após conhecer o mercado financeiro em um banco internacional, vivi o outro “lado” da economia nos últimos trinta anos como empresário do setor industrial, o principal responsável pela geração de riquezas (25%) e pelo recolhimento da carga tributária (32%).

Há muito não temos uma política industrial, pois falta planejamento e estratégias de médio e longo prazo. Consequentemente, é perceptível o grande hiato entre a agricultura e o setor financeiro vis-à-vis a indústria e o comércio. O caminho para mitigar esse hiato está no trabalho conjunto e na convergência de interesses, sem ideias pré-concebidas.

É preciso um diálogo aberto e construtivo para desmistificar a visão de que a indústria dispõe de uma série de incentivos, subsídios e subvenções. A agricultura foi subsidiada no passado por meio de linhas especificas de créditos rurais, dos diversos perdões e reduções de dívidas, do acertado fortalecimento da Embrapa, além da atuante defesa institucional das exportações. Já o sistema financeiro buscou a estabilidade por meio de vários programas, tais como o Proer, levando a uma forte e indesejável concentração.

O setor industrial, nesse período, competiu com a economia mundial tendo que enfrentar o custo Brasil. Para um processo de reindustrialização sustentável é importante que a Embrapii, que apoia a pesquisa e inovação na indústria, tenha orçamento compatível com a sua missão: em 2018, foi inferior a R$ 70 milhões/ano; em 2019 ficou sem orçamento! Enquanto isso, a Embrapa tem orçamento superior a R$ 2 bilhões/ano.

É na indústria que são agregados os valores da nossa riqueza agrícola e onde está a maior formação do conhecimento e salários do setor produtivo. Enfim, é preciso que o setor industrial seja visto como deve ser.

Também é importante entender o Sistema S, cujo modelo de gestão é privado com recursos oriundos das contribuições das empresas. Somos a favor da correção de quaisquer desvios e equívocos de gestão. Mas, novamente, precisamos desapegar de ideologias pré-concebidas. É preciso conhecer o trabalho realizado pelo SENAI e SESI, na indústria, com as suas entregas na área de educação, tecnologia e inovação etc.

Considerando o requisito essencial da transparência, ouçamos o que TCU e CGU dizem, uma vez que o Sistema S é fiscalizado pelos mesmos. O que não podemos é estigmatizar instituições pelas exceções.

Essa movimentação direcionada à indústria é uma grande oportunidade para que nos debrucemos sobre o seu futuro. É importante que o Ministro Paulo Guedes (profundo conhecedor da nossa economia) conheça e discuta com a indústria o que está sendo feito.

Ricardo Alban é presidente da FIEB – Federação das Indústrias do Estado da Bahia

REPRODUÇÃO DO ARTIGO - Os artigos publicados pela Agência CNI de Notícias têm entre 4 e 5 mil caracteres e podem ser reproduzidos na íntegra ou parcialmente, desde que a fonte seja citada. Possíveis alterações para veiculação devem ser consultadas, previamente, pelo e-mail [email protected]. As opiniões aqui veiculadas são de responsabilidade do autor.

Relacionadas

Leia mais

Reformar para crescer em 2019
7 previsões da CNI para a economia brasileira em 2019
5 motivos pelos quais as imersões de inovação da CNI e do IEL bombaram em 2018

Comentários