Um novo momento para o Brasil

Em artigo publicado no jornal O Popular, de Goiânia (GO), o vice-presidente executivo da CNI e presidente do Conselho de Assuntos Legislativos (CAL), Paulo Afonso Ferreira, fala sobre as novas oportunidades de mudanças e transformações tão almejadas pela sociedade

Estamos no segundo mês do ano, passadas as eleições, novos governos, renovação nos poderes executivo e legislativo e assim podemos vislumbrar novas oportunidades de mudanças e transformações tão almejadas pela sociedade.

Incluo-me no rol dos brasileiros que mantêm o otimismo mesmo diante das adversidades, procurando ver pelo seu lado positivo, com oportunidades de inovar, mudar e melhorar a forma de fazer as coisas. 

Precisamos avançar em vários sentidos, olharmos para frente, realizarmos reformas onde precisa ser aprimorado para avançarmos em competitividade, eficiência e desenvolvimento.

O Brasil tem potencial para crescer, é um país sem guerras, possui recursos naturais, solo fértil, água, clima favorável, dentre outras condições que nos possibilitam sermos celeiro do mundo, oferecendo produtos para outros países e aumentar nossa participação no mercado global, nos posicionando entre as maiores economias do planeta.

Muitas dessas mudanças dependem da gestão pública e do Congresso Nacional, que precisam estar em sintonia no propósito de atuarem em uma Agenda de País, com projetos prioritários, visando eliminar barreiras que nos impedem de progredir e crescer, atuando com união, compromisso e harmonia, não retrocedendo em relação a conquistas obtidas ao longo dos anos e que têm contribuído com a sociedade.

É imprescindível a reconstrução de nossas bases econômica, política, social e institucional, sendo necessária a eliminação de conflitos entre poderes e o sentimento de quanto pior melhor, devendo cada um cumprir seu papel, com transparência e harmonia, remando para o mesmo lado, em prol de um objetivo comum, afinal, estamos no mesmo barco.

Valores e virtudes precisam ser valorizados, uma soma de propósitos, no sentido de pacificarmos o Brasil para superarmos tantos desafios que já temos. 

O ambiente de estabilidade política, institucional e econômica, o clima de confiança são fatores que influenciam na atração de investimentos.

Que imagem temos passado para o resto do mundo como Nação? Precisamos resgatar o sentimento de brasilidade, patriotismo, civismo, amor ao País, orgulho pelas empresas e confiança nas instituições. As crises e erros do passado devem ser vistos como oportunidades de aprimoramento. Voltemos nossos olhares para o futuro, na esperança por dias melhores.

O que falta para sermos uma Nação melhor? Temos condição de atrairmos investimentos, gerarmos emprego, renda e sermos um país mais próspero e produtivo.

São necessárias transformações urgentes na gestão pública, para resgatar a credibilidade em nossos representantes e nos poderes constituídos, bem como proporcionar ações estratégicas e políticas para consolidar um ambiente mais favorável para os negócios, afinal, o que gera mais dignidade e move a economia é o trabalho.  

O momento é de reconstrução, união e diálogo e, de forma otimista, com o pé no chão, acredito que podemos juntos contribuir para que o Brasil se torne um país melhor para todos nós. 

*Paulo Afonso Ferreira é vice-presidente executivo da CNI e presidente do Conselho de Assuntos Legislativos (CAL)

O artigo foi publicano no jornal O POPULAR no dia 09/02/2023

REPRODUÇÃO DO ARTIGO - Os artigos publicados pela Agência de Notícias da Indústria têm entre 4 e 5 mil caracteres e podem ser reproduzidos na íntegra ou parcialmente, desde que a fonte seja citada. Possíveis alterações para veiculação devem ser consultadas, previamente.
 

Relacionadas

Leia mais

Congruência política e agenda para o desenvolvimento
Plano de Retomada da Indústria: prioridades para os 100 primeiros dias de governo
Mercado cada vez mais verde: conheça a Política de Finanças Sustentáveis

Comentários