Na direção errada

Em artigo publicado no jornal Correio Braziliense, neste sábado (18), economista José Roberto Afonso avalia a decisão do governo de autorizar corte nas contribuições das empresas ao Sistema S

Não é de hoje que a ala econômica do governo federal demonstra desejo cego de desconstruir o Sistema S.

Isso já era mote de campanha na corrida presidencial. Posteriormente, já no início do governo, não faltaram investidas para acabar com a "caixa-preta" do Sistema S (lembra até a obsessão com outra "caixa-preta" de um certo banco público, que perceberam, não era tão preta assim).

O projeto de esvaziamento das entidades do Sistema S foi esquecido por um tempo, mas, agora, em meio à crise da COVID-19, eis que ele voltou à baila de forma rápida e uníssona. Uma das primeiras medidas anunciadas pelo Ministério da Economia para combater a crise socioeconômica decorrente da pandemia foi a redução em 50% das contribuições ao Sistema S por um período de três meses.

Curioso notar que um governo que resiste sobremaneira a intervir na economia não titubeou para reduzir pela metade a receita das instituições de categorias profissionais.

A alegação do governo é que a contribuição pesa sobre os custos de contratação e manutenção de empregados, onerando a folha salarial. Assim, a expectativa é de que a medida possa poupar (parte dos) trabalhadores de demissões. Esquece de mencionar, porém, que a contribuição ao Sistema S é parte residual do peso tributário sobre a folha de pagamentos e que as demais contribuições sociais nem sequer entraram em pauta para estimular as empresas a não demitir. O máximo que propuseram foi custear parte dos salários com recursos do Seguro desemprego e criar linhas de financiamento subsidiado para as MPEs (que não se sabe se chegarão ao destino).

Talvez a reticência do Executivo federal em realizar real desoneração da folha de pagamentos seja fruto da percepção de que essa é uma política ineficaz. O governo federal já buscou isso em outras oportunidades, e o resultado em termos de geração de emprego é bastante questionável. Nesse caso, não é diferente. Que empresário, em sã consciência, iria manter empregos durante a (potencialmente) pior crise da história do país porque seu custo da folha de salário foi reduzido marginalmente?

Ainda que isso fosse significante, há uma falha no direcionamento do benefício: a desoneração vai beneficiar relativamente mais as empresas de grande porte, enquanto a maior parte do emprego formal do país está nas MPEs. Estimativa baseada na Rais mostra que, nas atividades contribuintes do Sistema S, cerca de 60% do emprego formal está nas MPEs, apesar de elas representarem 50% do financiamento do sistema. Ou seja, o benefício da desoneração não será proporcional à importância da geração/manutenção de empregos. Pior: são justamente as MPEs -- as empresas menos beneficiadas com a medida -- que têm menos acesso ao mercado de crédito e que mais necessitam de assistência das entidades do Sistema S.

A visão míope não se limita à eficácia da política. Custa-se a enxergar o potencial inserido nessas entidades, mesmo no atual cenário de enfrentamento da pandemia ou ainda em uma perspectiva de longo prazo, que impõe uma mudança estrutural nas relações de trabalho e na forma de funcionamento da economia.

Não se deve enfraquecer instituições que poderiam atuar com o poder público no combate à crise, seja pelo viés educativo, com oferta de cursos on-line e gratuitos abertos à população durante o período de quarentena; seja aproveitando a infraestrutura física de suas unidades para aumentar o número de leitos, distribuir mantimentos à população e criar postos de vacinação e de testes da doença.

Não se deve enfraquecer instituições que podem contribuir para o treinamento profissional e formação técnica da massa de trabalhadores que vai se deparar com os riscos e oportunidades da economia 4.0, como habilidades relacionadas às novas tecnologias e automação massiva do trabalho.

Não se deve enfraquecer instituições que possuem amplo conhecimento setorial e o difundem por meio de pesquisas qualificadas e de assistência técnica às firmas, com capilaridade invejável a muitos órgãos do governo. Preservar o orçamento do Sistema S e, se possível, lutar por sua expansão para atender às novas e crescentes demandas dos trabalhadores, ao que tudo indica, passará por manter e aperfeiçoar as respectivas contribuições. Não enxergar isso é andar na direção errada. 

José Roberto Afonso é economista e contabilista,é professor do mestrado do IDP

O artigo foi publicado pelo jornal Correio Braziliense neste sábado (18).

REPRODUÇÃO DO ARTIGO - Os artigos publicados pela Agência CNI de Notícias têm entre 4 e 5 mil caracteres e podem ser reproduzidos na íntegra ou parcialmente, desde que a fonte seja citada. Possíveis alterações para veiculação devem ser consultadas, previamente, pelo e-mail [email protected]. As opiniões aqui veiculadas são de responsabilidade do autor. 

A Indústria contra o coronavírus: vamos juntos superar essa crise

Acompanhe todas as notícias sobre as ações da indústria no combate ao coronavírus na página especial da Agência CNI de Notícias.

Relacionadas

Leia mais

Decisão do STF favorável aos acordos individuais garantirá sobrevivência de empresas e preservação de empregos
Entidades e empresas que integram a MEI adotam iniciativas para combate ao coronavírus
SENAI assina acordo para reparo de ventiladores pulmonares no DF

Comentários