Saiba como tirar o ATA Carnet

O documento é um passaporte aduaneiro, para pessoas físicas e jurídicas, que simplifica a exportação e a importação temporária de produtos, com isenção de impostos pelo período de 12 meses

Artista plástico André Pinheiro usou o ATA Carnet para levar obra à Bienal de Florença de Arte Contemporânea, na Itália. Foto: Moacir Evangelista/Sistema Fibra

Em outubro passado, o artista plástico André Pinheiro participou da Bienal de Florença de Arte Contemporânea, na Itália. Convidado a expor a obra Daeges Ege, uma tela que retrata uma mulher, ele recorreu à Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN), para obter o documento que autorizou a viagem do quadro ao exterior.

ATA Carnet é um registro aduaneiro que simplifica a exportação e a importação temporária de produtos, com isenção de impostos pelo período de 12 meses. A emissão do ATA Carnet básico viabiliza viagens a até quatro países em um ano, mas, dentro da validade, é possível solicitar vouchers para mais destinos. O documento permite a entrada e a saída de amostras comerciais, de equipamentos profissionais ou de artigos para apresentação em eventos (feiras, exposições e shows), como é o caso da obra de arte de Pinheiro.

Temas em destaque: Engenharia, Economia, Educação Executiva, Seguranção e Saúde do Trabalhador, Novo Ensino Médio, Privatização

“Soube da necessidade do ATA Carnet quando a organização da bienal me passou a relação de documentos para entrada da obra no país”, conta o artista. “Desde a minha saída, em Brasília, até passar pela alfândega no aeroporto de Florença, vi o quão importante e prático é ter o documento. Se eu não o tivesse, os custos teriam sido exorbitantes.” Ele também passou pela França antes de chegar à Itália.

O ATA Carnet é aceito em 77 países. O custo varia de acordo com o valor e a quantidade de itens, além do número de países que serão visitados. No Brasil, a Receita Federal é o órgão responsável por validar esse registro, aceito no país desde 2016.

Passo a passo para tirar o ATA Carnet

O primeiro passo para emitir o documento é preencher o formulário do ATA Carnet, disponível pela internet, com as informações do que será enviado e os países que serão visitados. Como o artista estava em Brasília, ele procurou a Fibra, entidade habilitada a emitir o documento no Distrito Federal. A instituição verifica os dados e, se estiver tudo certo, faz a aprovação na plataforma online. Se a Federação das indústrias do seu estado ainda não emite o documento, você pode fazer o pedido à Federação das Indústrias mais próxima. 

A etapa seguinte é a contratação de um seguro-garantia. Feito isso, o interessado tem de informar pelo site o número de apólice do seguro. A Federação, então, envia por e-mail o boleto referente à emissão do documento e, após o pagamento, é necessário retirar o ATA Carnet na Federação. A entrega geralmente é feita em 48 horas úteis, mas é possível a emissão no mesmo dia, mediante uma taxa de urgência.

VANTAGENS - É possível fazer a exportação temporária sem o documento, mas a falta dele torna a taxação mais cara e o processo alfandegário mais moroso. O ATA Carnet possibilita realizar viagens para destinos diferentes durante o ano de vigência do documento sem a necessidade de retornar ao país de origem para transportar o bem registrado.

É possível autorizar até três pessoas, físicas ou jurídicas, para utilizar o mesmo ATA Carnet. Não é necessária a existência da figura do exportador e do importador, uma vez que não há transação comercial.

“Depois que eu expus meu quadro em uma bienal fora do País, ele ficou mais valorizado e desejado, além disso pude ser reconhecido internacionalmente. É um exemplo simples, mas o ATA Carnet deu à minha obra pedigree. No mundo da arte, abriu portas para que outros quadros fossem vistos”, afirma André Pinheiro, que já tem outros convites para expor fora do Brasil.

Relacionadas

Leia mais

INFOGRÁFICO: O que mudou nos hábitos de consumo do brasileiro
Prova de fogo: indústria mineira alia modernidade à tradição
Preços de bens e serviços controlados subiram mais do que a inflação nos últimos 20 anos

Comentários