Robson Braga de Andrade diz que Brasil precisa voltar a criar empregos

Para Andrade, o governo de Michel Temer está tentando restabelecer o equilíbrio das contas públicas e as condições para o país voltar a crescer

"Não há mais condições de elevar a carga tributária" - Robson Braga de Andrade

A obsessão dos empresários brasileiros hoje é a geração de empregos. "Quando as empresas geram empregos, tem investimentos, tem salários, tem consumo e tem produção", disse o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade , nesta terça-feira (13), na apresentação para a imprensa da edição especial do Informe Conjuntural . O estudo faz o balanço de 2016 e traz as previsões para economia e a indústria em 2017.

Para Andrade, o governo de Michel Temer está tentando restabelecer o equilíbrio das contas públicas e as condições para o país voltar a crescer. Um passo importante nesta direção foi a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que impõe limites ao crescimento do gasto público. A PEC foi aprovada em segundo turno no Senado por 56 votos a favor e 16 contra e deve ser promulgada nesta sexta-feira (14) pelo Congresso Nacional.

O presidente da CNI disse que, sozinha, a PEC não garante a estabilidade econômica. O ajuste das contas públicas e o crescimento da atividade também dependem da reforma da Previdência. "O país corre o risco de daqui a 20 anos não ter como pagar os benefícios", acrescentou. Na conversa com os jornalistas, Andrade apresentou uma série de dados que comparam o Brasil a outros países. Por exemplo, o gasto total do Brasil com Previdência em 2015 equivalia a 11,4% do Produto Interno Bruto (PIB), mais do que os 10,2% do PIB no Japão e os 10,6% do PIB na Alemanha, países em que a população é mais velha do que a brasileira.

Outro dado mostra que a carga tributária no Brasil corresponde a 32,7% do Produto Interno Bruto (PIB), mais do que nos Estados Unidos, onde representa 26,4% do PIB, ou da China, em que é de 19,4% do PIB. "Não há mais condições de elevar a carga tributária",  afirmou o presidente da CNI.

MODERNIZAÇÃO DAS LEIS TRABALHISTAS - Andrade destacou ainda que, além das reformas estruturais, o Brasil precisa adotar um conjunto de medidas microeconômicas para melhorar o ambiente de negócios e dar segurança jurídica às  empresas. Segundo ele, o pacote que o governo promete anunciar nos próximos dias ajudará a economia a se estabilizar, mas não garantirá o crescimento econômico.

Entre as medidas defendidas pela CNI junto ao governo estão a valorização dos acordos fechados entre empregados e empregadores, a revisão da Norma Regulamentadora 12, que estabelece padrões de segurança em máquinas e equipamentos industriais, a regulamentação da terceirização e a redução da burocracia, especialmente nas operações de comércio exterior. O presidente da CNI defendeu também a adoção de políticas de reestruturação das dívidas das empresas com os bancos e com o Fisco.

Na avaliação de Andrade, o país só voltará a crescer com maior vigor em 2018. Para 2017, a CNI prevê a expansão de apenas 0,5% na economia, o que significa muito pouco depois de dois anos consecutivos de retração no Produto Interno Bruto (PIB). Segundo o presidente da CNI, não há perspectivas de retomada da produção no curto prazo. Isto porque não há emprego, o consumo está caindo e falta confiança na economia.

Além disso, destacou o presidente da CNI, as famílias e as empresas enfrentam uma situação financeira difícil. "As empresas não têm mecanismos de financiamento das dívidas e, muitas, estão sem condições de pagar as dívidas fiscais", afirmou.

Apesar da crise econômica e política, Andrade disse que empresários da Alemanha, dos Estados Unidos, da França e do Japão estão interessados no Brasil por causa do potencial de consumo da população e dos projetos de infraestrutura. Mas o Brasil não consegue atrair um maior volume de capitais estrangeiros  por causa da insegurança jurídica.

Leia também
Brasil só voltará a crescer no segundo semestre de 2017, estima CNI

Relacionadas

Leia mais

Aumentam perdas da indústria brasileira diante da concorrência chinesa
Confira as 10 reportagens mais lidas da Agência CNI de Notícias em 2016
China não é economia de mercado, afirma CNI

Comentários