Manutenção dos juros evita aprofundamento da recessão, avalia CNI

Decisão do Banco Central de interromper ciclo de alta dos juros foi acertada, segundo a indústria; elevado nível da Selic, mantida em 14,5% ao ano, no entanto, contribui para a deterioração da atividade econômica

A decisão do Banco Central de interromper o ciclo de alta dos juros foi acertada, na avaliação da Confederação Nacional da Indústria (CNI). A indústria acredita, no entanto, que o elevado nível da Selic - mantida em 14,25% ao ano - contribui para a deterioração da atividade econômica, com impacto no mercado de trabalho e na renda das famílias, afetando a dinâmica futura da inflação.

Para superar a crise econômica, a indústria aponta que o país precisa de uma política fiscal assertiva e de uma agenda pró-competitividade. As dificuldades recentes no campo fiscal, com reduções sucessivas da meta fiscal, e tentativas frustradas de corte de gastos, causam desapontamento nos agentes e mitigam a credibilidade da política econômica, tornando, assim, o ajuste mais longo e mais custoso. O setor produtivo carece ainda de medidas estruturais que sejam implementadas com clareza e celeridade para permitir a recuperação da confiança dos investidores.

Relacionadas

Leia mais

Educação profissional é alavanca do futuro, diz Dilma Rousseff
Avanço em acordo comercial entre Brasil e Japão fomentará comércio e negócios entre os países
VÍDEO: Selic deve cair com mais intensidade, avalia CNI. Veja no Minuto da Indústria

Comentários