Educação profissional é alavanca do futuro, diz Dilma Rousseff

Presidente elogiou a qualidade da formação técnica oferecida nas escolas do SENAI e destacou que a instituição é a principal parceira do governo no Pronatec

A delegação brasileira conquistou o maior número de medalhas e também ficou no topo do ranking de pontos entre os 62 países participantes

O Brasil precisa olhar a educação profissional como uma estratégia que garantirá o futuro do país. A afirmação foi feita pela presidente Dilma Rousseff nesta quarta-feira (02), no Palácio do Planalto, durante a recepção dos 56  jovens brasileiros que representaram o Brasil na WorldSkills 2015, a olimpíada internacional de profissões técnicas. "A educação universitária é importante, é fundamental. Mas nenhum país teve um crescimento expressivo sem a educação profissional", disse Dilma Rousseff. "A educação profissional é uma das maiores alavancas do futuro", completou.

Ela elogiou a qualidade da formação técnica oferecida nas escolas do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e destacou que a instituição é a principal parceira do governo no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). "Mais de 40% dos alunos do Pronatec foram formados pelo SENAI", afirmou Dilma Rousseff.  A presidente disse que os competidores brasileiros, que conquistaram o primeiro lugar da WorldSkills 2015, ganhando 27 medalhas - 11 de ouro, 10 de prata e seis de bronze - e mais 18 certificados de excelência,  são um orgulho para o Brasil. "A vitória de vocês encanta corações. Vocês são exemplo para todos os jovens do país".

A presidente ganhou dos campeões da WorldSkills um agasalho. Prometeu usar nos passeios de bicicleta

CURSOS DE QUALIDADE - O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, lembrou que a vitória do Brasil na competição que reuniu 1.200 competidores de 62 países, foi um momento de glória para o país. Segundo ele, o resultado valoriza a educação profissional e aponta um bom caminho para o jovem trilhar e ter um futuro promissor.  O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, reafirmou que o desempenho dos jovens brasileiros mostrou ao mundo que o Brasil tem uma educação profissional de qualidade. Conforme Andrade, os alunos do SENAI estão preparados para dar uma contribuição importante a todos os setores da economia.

A recepção aos competidores brasileiros também teve a participação dos ministros Aloísio Mercadante, da Casa Civil, e Armando Monteiro Neto, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), do diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi, e outros representantes da instituição. Todos os participantes se emocionaram com o depoimento de Luiz Carlos Machado, que, além da medalha de ouro na ocupação tecnologia automotiva, conquistou o Prêmio Albert Vidal, conferido aos competidores da WorldSkills que alcançam a melhor pontuação.  Luiz foi o primeiro brasileiro a ganhar o prêmio Albert Vidal.  Nesta edição da WorldSkills, também ganharam o prêmio, com 571 pontos,  o sul-coreano Jeong Woo Seo, e a britânica Rianne Chester.

Luiz contou que escolheu a educação profissional porque precisava trabalhar e ajudar a família. Com o apoio dos pais, se dedicou ao treinamento para a WorldSkills. Ao ver o sacrifício que o pai fazia para apoiar o treinamento, Luiz disse que prometeu retribuir o apoio com a vitória na competição. Promessa cumprida, ele agora planeja cursar engenharia mecânica. Ao finalizar a sua história, ele deixou um recado para os jovens brasileiros: "O tamanho da vitória é o tamanho do nosso esforço."

Relacionadas

Leia mais

Competidores da WorldSkills têm surpresas ao conhecer equipamentos que serão usados nas provas do torneio mundial
VÍDEO: A WorldSkills vem aí. Você sabe o que é a competição?
Brasil na WorldSkills - assista a todos os programas

Comentários