Manutenção dos juros em 7,25% ao ano é importante para garantir investimentos, avalia CNI

Indústria destaca que país precisa se concentrar agora na ampliação do crédito e na redução dos custos dos empréstimos bancários

A decisão do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) de manter a taxa básica de juros em 7,25% ao ano, anunciada nesta quarta-feira, 28 de novembro, é decisiva para garantir a confiança e estimular os investimentos. A avaliação é da  Confederação Nacional da Indústria (CNI). 

De acordo com a instituição, a manutenção dos juros em um patamar reduzido é importante no cenário atual, em que não há riscos expressivos de alta da inflação e a recuperação da atividade produtiva ainda não se consolidou. 

A CNI lembra  que,  com os juros básicos reduzidos, as ações da política de financiamento devem se concentrar na queda dos custos dos empréstimos, na redução dos spreads bancários e na ampliação do crédito. Com  isso, o país garantirá que os efeitos benéficos da queda dos juros básicos cheguem aos tomadores finais de recursos. "Essa é a vertente financeira da redução dos custos de produção, crucial à retomada do investimento e do crescimento sustentado", destaca a CNI.

Relacionadas

Leia mais

Juros baixos são decisivos para elevar o consumo e os investimentos, avalia CNI
VÍDEO: Minuto da Indústria mostra que a CNI avalia como positiva a queda dos juros básicos da economia
Futuro melhor para o país depende de contas públicas ajustadas, investimentos e inflação baixa

Comentários