Indústria espera outros cortes nos juros nos próximos meses

Queda da taxa abre caminho para redução dos custos dos empréstimos para as empresas e os consumidores, diz presidente da CNI, Robson Braga de Andrade

A redução de 0,5 ponto percentual nos juros básicos da economia é positiva, e a expectativa da indústria é que outros cortes na taxa sejam anunciados nos próximos meses. A avaliação foi feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta quarta-feira (30), logo depois que o Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, anunciou a queda da Selic para 5% ao ano. 

“A queda da taxa Selic abre caminho para a redução dos custos dos empréstimos para as empresas e os consumidores”, afirma o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade. Os juros menores, lembra Robson Andrade, estimulam os investimentos das empresas e o consumo das famílias, que são fundamentais para acelerar a recuperação da economia e a criação de empregos. 

O presidente da CNI destaca que as perspectivas de novos cortes nos juros se baseiam no fato de que a inflação continua controlada e deve fechar o ano abaixo do centro da meta de 4,25% fixada pelo Banco Central. “Além disso, a aprovação da reforma da Previdência e o avanço de medidas microeconômicas melhoraram as condições da economia brasileira e a confiança no país”, acrescenta Robson Andrade.

Ainda de acordo com a CNI, a redução dos juros em países desenvolvidos, como os Estados Unidos, e o cenário de desaceleração da economia também favorecem novas quedas da Taxa Selic no Brasil. 

Relacionadas

Leia mais

Juros altos são a principal dificuldade dos empresários na contratação de crédito
CNI estima que juros básicos da economia podem cair para 5,25% ao ano até o fim de 2019
Reforma da Previdência aumenta a confiança no Brasil e estimula o crescimento, diz presidente da CNI

Comentários