O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) acertou ao reduzir em 0,5 ponto percentual os juros básicos da economia. A avaliação foi feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), nesta quarta-feira (31). Com a decisão, a Taxa Selic cai para 6% ao ano.
“O fraco desempenho da atividade, a inflação baixa e o movimento global de corte nos juros, especialmente nos países emergentes, justificam a decisão do Banco Central”, observou o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade.
“Além disso, a aprovação em primeiro turno da reforma da Previdência na Câmara dos Deputados foi um passo importante para o ajuste de longo prazo das contas públicas. A conclusão da reforma abrirá caminho para novas reduções dos juros”, acrescentou Robson Andrade.
O presidente da CNI lembrou que a queda dos juros é importante para estimular o consumo das famílias e os investimentos das empresas e reativar a economia. Para a indústria, os juros podem cair para 5,25% ao ano no fim de 2019, o menor patamar da história.