CNI solicita a volta do funcionamento do sistema Siscori da Receita Federal

O sistema Siscori é uma peça-chave para obtenção de informações mais detalhadas sobre as importações brasileiras, tais como preços de operação, unidades de desembaraço, dentre outras

Logomarca da Receita Federal do Brasil na tela do Smartphone

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) recebeu com preocupação a publicação nesta sexta-feira (17/12), pela Receita Federal do Brasil, da Portaria nº 100, de 2021, que desativa seu sistema de dados estatísticos sobre operações aduaneiras, chamado Siscori.

O sistema Siscori é uma peça-chave para obtenção de informações mais detalhadas sobre as importações brasileiras, tais como preços de operação, unidades de desembaraço, dentre outras. 

É fundamental para o combate de importações de produtos que não cumprem requisitos regulatórios importantes para a proteção da saúde pública e do meio ambiente, de produtos subfaturados ou de produtos que se valem de fraudes diversas, tais como falsa declaração de origem ou de classificação fiscal.

Trata-se de um importante aliado do setor privado brasileiro para o monitoramento e identificação de operações irregulares. Portanto, a retirada do ar acarretará grandes riscos e dificuldades no combate às importações ilegais e fraudulentas.

As informações disponibilizadas pelo Siscori são únicas, diferentes das disponibilizadas pelo Comex Stat. Esses dois sistemas não duplicam esforços, mas se complementam.

A CNI solicita que a decisão seja reavaliada e que o sistema volte a ser disponibilizado a todos.

Relacionadas

Leia mais

CNI defende respeito à decisão sobre Refis do Senado Federal
Novo marco legal desburocratiza mercado de câmbio e simplifica operações de comercio exterior
Redução no imposto de importação para bens de capital e eletroeletrônicos atinge 15% das importações brasileiras

Comentários