Brasil precisa investir em gestão para melhorar sistema educacional, afirma diretor do SENAI

A avaliação de Rafael Lucchesi é a de que é possível aperfeiçoar o sistema brasileiro mesmo diante das atuais restrições orçamentárias do país

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Serviço Social da Indústria (SESI) veem com extrema preocupação os resultados dos alunos brasileiros no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) 2015. É um sinal da necessidade de reformulação urgente do nosso sistema educacional, com ações decisivas no sentido de melhorar a gestão escolar e aprofundar o estudo dos conteúdos essenciais de ciências, matemática e linguagens. 

A avaliação do diretor-geral do SENAI e diretor-superintendente do SESI, Rafael Lucchesi, é a de que é possível aperfeiçoar o sistema brasileiro mesmo diante das atuais restrições orçamentárias do país. Para ele, o Brasil precisa investir em gestão escolar para administrar melhor os recursos disponíveis. “Temos algumas experiências bem sucedidas de melhoria do ambiente educacional e todas foram feitas por ações destacadas na área de gestão”.

Outra medida necessária é a alteração do sistema educacional a fim de garantir que os estudantes aprendam os conteúdos essenciais para o exercício da cidadania e a atuação competente no mercado de trabalho. “Precisamos olhar para outros sistemas educacionais no mundo, nos inspirarmos em resultados mais exitosos, e avançarmos na arquitetura do nosso sistema. A atual reforma do ensino médio é uma oportunidade singular para garantirmos que os nossos estudantes vão aprender o que é fundamental”, afirma o diretor-geral do SENAI.

Lucchesi lembra ainda que o Brasil é capaz de estar no topo de rankings educacionais, como mostra o resultado da 43ª WorldSkills, espécie de avaliação internacional da educação profissional, realizada a cada dois anos. O Brasil foi o primeiro colocado em 2015, à frente de países que são referência, como Coreia do Sul, Alemanha e Áustria. “O Brasil sabe fazer educação profissional de excelência e é capaz de obter o mesmo desempenho na educação regular”, defende.

O Brasil ficou na 63ª posição em ciências, na 59ª em leitura e na 65ª colocação em matemática no ranking mundial do Pisa, prova coordenada pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), aplicada em 70 países em 2015. Mais da metade dos estudantes brasileiros estão abaixo do nível básico de proeficiência nas três áreas avaliadas, e as médias de pontos estão abaixo da média dos 35 países da OCDE.

Relacionadas

Leia mais

Os 10 cursos do SENAI mais buscados em 2017
Empresas buscam profissional qualificado capaz de solucionar problemas, afirmam especialistas em debate promovido pelo SENAI
Educação profissional pode aumentar as chances de conseguir um emprego

Comentários