Torneio brasileiro de educação profissional terá mais de 800 jovens disputando em 58 profissões

Eles participam, entre os dias 3 e 6 de setembro, em Belo Horizonte, da Olimpíada do Conhecimento 2014, o maior torneio de educação profissional das Américas, que está em oitava edição

Competidor em Mecatrônica durante a última edição da OC

Mais de 800 jovens de todo o Brasil participam, entre os dias 3 e 6 de setembro, em Belo Horizonte, da Olimpíada do Conhecimento 2014. Será a oitava edição do maior torneio de educação profissional das américas que, este ano, colocará em disputa os melhores jovens profissionais de 58 profissões técnicas ligadas à indústria, ao setor de serviços e à agropecuária. Entre os participantes, estão alunos de cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e dos Institutos Federais de Tecnologia – esses últimos estão pela primeira vez nas provas. Entre esses 800, 45 são jovens com deficiência que competirão entre si em quatro modalidades.

Durante os quatro dias, os competidores realizam tarefas semelhantes às que enfrentariam em situações reais do mercado de trabalho. Seu desempenho estabelece o padrão de excelência das práticas das 58 profissões e serve para avaliar a formação técnica oferecida pelas instituições de educação.

Realizada a cada dois anos, a competição ocupará 105 mil metros quadrados do Expo Minas, onde serão instaladas 900 toneladas de equipamentos, incluindo duas turbinas de avião, um helicóptero e uma central de irrigação. Além das 6 mil pessoas, entre competidores, técnicos, avaliadores e organização, são esperados 300 mil visitantes no período. “A Olimpíada do Conhecimento é uma estratégia para valorizar a formação técnica oferecida no Brasil. Nesses dias, estudantes e trabalhadores podem conhecer as oportunidades que têm para entrar no mercado de trabalho de forma mais qualificada”, destaca o diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi.

SELEÇÃO DOS MELHORES – Para participar da competição, os estudantes, com menos de 21 anos de idade, devem ter, no mínimo, 400 horas em cursos de aprendizagem ou qualificação industrial, ou formação técnica de nível médio na área. A Olimpíada do Conhecimento tem início nas escolas do SENAI, quando professores identificam alunos de destaque e os convidam para treinar para os torneios locais. A etapa estadual é a fase classificatória para a nacional. Nesse processo todo, os competidores chegam a se dedicar oito horas durante meses para alcançarem os melhores resultados. Os dois mais bem colocados na fase nacional podem concorrer a uma vaga para a competição mundial, a WorldSkills Competition, que, em 2015, será sediada em São Paulo.

A cada ano, aumenta a participação na etapa nacional. Os pouco mais de 800 inscritos neste ano representam quase sete vezes mais que a primeira edição da Olimpíada, realizada em 2001, em Brasília, quando participaram 111 estudantes. O número de ocupações profissionais do torneio também aumentou: passou de 26, em 2001, para 58 em 2014.

O desempenho dos alunos na competição forma um conjunto de indicadores que ajuda o SENAI a avaliar a qualidade da educação profissional. Esses indicadores, que apontam tendências tecnológicas e mudanças nos perfis profissionais, também orientam a atualização dos currículos nas escolas da instituição. Com isso, os cursos do SENAI estão sempre atualizados e atendem às necessidades das empresas. “O diferencial do ensino oferecido pelo SENAI é cobrar do jovem em iguais proporções o conhecimento técnico, a habilidade prática e a capacidade de resolver problemas rapidamente. Na Olimpíada, testamos essas três vertentes no seu mais alto nível”, explica Lucchesi.

OCUPAÇÕES - Clique aqui para conhecer todas as 58 ocupações da Olimpíada do Conhecimento!

Relacionadas

Leia mais

Dilma Rousseff homenageia brasileiros que venceram torneio de profissões das américas
Brasil conquista primeiro lugar em ranking total de pontos e ganha maior número de medalhas em olimpíada mundial de profissões
SENAI promove competição de mulheres em sistema de energia solar

Comentários