Dilma Rousseff homenageia brasileiros que venceram torneio de profissões das américas

No encontro, a presidente destacou a importância do ensino técnico

Encontro foi realizado nesta terça-feira (27), em Brasília

A presidente Dilma Rousseff disse que a formação profissional em todos os níveis - técnico, tecnólogo e acadêmico - é fundamental para o Brasil aproximar a ciência da indústria. A afirmação foi feita nesta terça-feira (27) durante encontro com os 34 competidores brasileiros que participaram da WorldSkills Américas, torneio interamericano de profissões técnicas, que reuniu 186 jovens de 17 países entre 1º e 6 de abril em Bogotá, na Colômbia. A equipe brasileira era formada por 30 estudantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e quatro do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). 

“É uma honra ter vocês aqui, e, sobretudo, é a certeza que o futuro está em vocês. Está no fato de que o nosso país precisa tanto de universitários, cientistas, pesquisadores, mas precisa muito de técnicos e tecnólogos. Sem isso nós, de fato, não faremos esse casamento essencial entre ciência e indústria", disse Dilma. 

Para premiar os estudantes de cursos técnicos e de aprendizagem profissional que representaram o Brasil no torneio, a presidente anunciou que os campeões da WorldSkills terão prioridade na seleção para o Ciência sem Fronteiras, programa do governo federal que dá bolsas para alunos de cursos superiores estudarem em universidades no exterior. Os critérios para premiar os medalhistas da WorldSkills que optarem por cursar o ensino superior serão definidos nos próximos editais do programa. Ouça trecho do discurso de Dilma clicando aqui.

Além disso, a presidente destacou a importância do ensino técnico e  lembrou o êxito da parceria do governo federal com o Sistema S no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Dois medalhistas de ouro da equipe brasileira na WorldSkills Américas foram formados pelo programa: Rudimar Braga dos Santos, estudante do SENAI, que venceu o torneio na ocupação de Aplicação de Gessos e Sistemas Drywall, e Rita de Cássia Agliardi, aluna do Senac, ganhadora da ocupação de Enfermagem. 

O SENAI é o principal parceiro do governo federal no Pronatec. “Neste ano, o SENAI vai chegar a 4 milhões de matrículas em todo o país. Estamos preparando esses jovens para o futuro do Brasil com o apoio que o governo tem dado ao ensino profissionalizante”, afirmou o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, que também participou do encontro no Palácio do Planalto. 

Alvenaria - Ariel Bertoluci - Ouro 
Cabeleireiro -  Juliana Almeida Bezerra - Ouro 
CAD - Gabriel de Castro Freitas - Ouro 
Confecção de roupas - Mariana Mariah Vieira de Freitas - Ouro 
Confeitaria - Luiz Gustavo Brant - Ouro 
Cozinha - Poliana Aparecida do Nascimento - Bronze 
Design Gráfico - Paulo Henrique Castro Pereira - Ouro 
Desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis - Guilherme Lima Hernandez Rincão e Micael Brito de Jesus - Ouro 
DryWall - Rudimar Braga dos Santos - Ouro 
Eletricidade industrial - Caique Ferreira de Faria - Ouro 
Eletricidade predial - Leandro Figueiredo Oliveira - Prata 
Eletrônica - Mauri Saraiva dos Santos - Ouro 
Enfermagem  -  Rita de Cassia Rocha Agliardi - Ouro 
Fresagem CNC - Henrique da Silva Santana - Ouro 
Fresagem - Wesley Silvestre dos Santos - Ouro 
Instalação hidráulica - Pablo Facchin - Ouro 
Instalação e manutenção de PC - Edson Geovani dos Santos - Prata 
Marcenaria - Selimar Dias dos Santos Filho - Ouro 
Mecânica de auto - Mateus Zitkoski - Ouro 
Mecatrônica  - Diego Basso e Mateus Gaspary de Freitas - Ouro 
Polimecânica - Alexandre Sampaio Luz - Ouro 
Refrigeração - Gabriel de Souza Cardoso - Ouro 
Revestimento cerâmico - Junior Renato Ferreira - Ouro 
Robótica - Carlos Adriano Vieira e Victor Gabriel Veríssimo Brandão - Ouro 
Serviço de restaurante - Anderson Fonseca de Almeida - Ouro 
Soluções em tecnologia da informação  -  Eliza Thais Neves Amâncio - Prata 
Soldagem - Rafael Wenderson Moais Pereira - Ouro 
Tecnologia da moda - Isadora Micaela Guercovich - Sem medalha 
Tornearia - Marcio Venâncio Aurélio Caetano - Ouro 
Tornearia CNC - José Augusto Costa Ferreira - Ouro 
Web Design - Mateus Paulino da Silva Santos - Prata


DIFERENÇAS ENTRE PAÍSES - A educação profissional, de acordo com o SENAI facilita o ingresso dos jovens no mercado de trabalho e é um excelente caminho para a construção de uma carreira sólida e promissora. Segundo dados do Censo da Educação 2013, apenas 7,8% dos brasileiros optam pela educação profissional. Na Austrália, esse número é de 76,8%, na Finlândia, de 69,7%, e na Alemanha, de 51,5%, conforme indicam os dados do CEDEFOP - European Centre for the Development of Vocational Training.

“A educação como a que tive no SENAI é fundamental para qualificação profissional dos jovens brasileiros e para o crescimento tecnológico do país”, afirmou Leandro Oliveira, 21 anos, logo após o encontro com a presidente da República. Leandro conquistou a medalha de prata em Eletricidade Predial no torneio realizado em Bogotá. Hoje ele é professor do SENAI em Petrolina, Pernambuco e cursa Engenharia Mecânica, na Universidade Federal do Vale do São Francisco. “Sonho agora em participar do Ciências sem Fronteiras, fazer o curso no exterior e retornar ao Brasil com uma experiência diferenciada”, disse.

Júnior Renato Ferreira

CERTIFICADO DE EXCELÊNCIA - Para o medalhista de ouro em Desenho Mecânico Assistido por CAD, Gabriel de Castro, 21 anos, participar de competições de educação profissional somam ao currículo uma experiência única e valorizada. “Conquistar essa medalha, seja na Olimpíada do Conhecimento, ou no caso, na WorldSkills Américas, é uma espécie de certificado de excelência do seu trabalho. Hoje eu devo meu emprego aos meus estudos no SENAI”, explicou ele, que mora em Goiânia e trabalha no sistema de produção da empresa Hypermarcas, em  Senador Canedo, na região metropolitana de Goiânia.

O antes aluno, e hoje técnico trainee do SENAI de Barroso, no interior de Minas Gerais, Júnior Renato Ferreira, 21 anos, também comemora a conquista. Ele levou o ouro em Revestimento Cerâmico na Colômbia. “É muito legal esse reconhecimento pela profissão, por um trabalho bem feito. Algumas empresas me procuraram para me contratar e decidi ficar no SENAI. Quando voltei pra minha cidade, fui recebido como herói, é muito bacana”, conta ele. O município de Barroso tem cerca de 20 mil habitantes.

WORLDSKILLS AMÉRICAS -  A equipe brasileira que participou da WorldSkills Américas conquistou 30 medalhas, sendo 25 de ouro, quatro de prata e uma de bronze. Os brasileiros competiram em 31 ocupações profissionais e obtiveram o melhor resultado entre os 17 países participantes do torneio.

A disputa reuniu 186 jovens em modalidades profissionais como mecatrônica, instalação hidráulica, tecnologia da moda e desenvolvimento de aplicativos para celulares e tablets. Nas provas, os estudantes executaram tarefas do dia a dia do trabalho nas profissões que escolheram, seguindo padrões internacionais de qualidade.

Venceram aqueles que conseguiram resolver o desafio dentro do menor prazo e também com o menor número de falhas. O Brasil alcançou a maior pontuação entre todas as delegações (16.755 pontos), mais de 3 mil pontos à frente da Colômbia, a segunda colocada, com 13.029 pontos. Esse somatório leva em conta o desempenho de toda a delegação de cada país. Em agosto de 2015, São Paulo receberá a versão mundial do torneio. Antes disso, em setembro deste ano, o SENAI promove a etapa nacional, a Olimpíada do Conhecimento 2014.

O SENAI – O SENAI é uma instituição privada mantida pela indústria brasileira. Com 817 escolas fixas e móveis  espalhadas pelo país, a instituição já formou 61 milhões de profissionais. No ano passado, foram 3,4 milhões de matrículas em cursos de aprendizagem, técnicos, superiores e de pós-graduação. A meta para 2014 é alcançar 4 milhões de matrículas.  Além da formação profissional dos trabalhadores, o SENAI está investindo mais de R$ 2 bilhões na implantação da rede de 25 institutos de inovação e 60 institutos de tecnologia para apoiar a inovação e o desenvolvimento tecnológico da indústria brasileira.

MULTIMÍDIA - Confira todas as fotos do encontro entre a presidente Dilma Rousseff e os competidores da WorldSkills Américas. Elas estão em nosso álbum no Flickr! 

Relacionadas

Leia mais

DNA de campeão: família de confeiteiros coleciona vitórias na Olimpíada do Conhecimento e no mercado de trabalho
Brasil conquista 2º lugar no mundial de profissões técnicas, a WorldSkills

Comentários