SESI lança na internet vídeos sobre segurança na indústria da construção

Série de 100 vídeos, que será lançada nesta segunda-feira (29), traz orientações sobre como usar equipamentos de proteção individual e cuidados para o trabalho em altura, entre outras orientações

Nesta segunda-feira (29), data em que se celebra o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho, o Serviço Social da Indústria (SESI) lança 100 vídeos educativos sobre segurança na indústria da construção. No material, trabalhadores e gestores de empresas encontram orientações sobre o uso de equipamentos de proteção individual, combate a choques elétricos, cuidados para o trabalho em altura, entre outras.

Todo o material está disponível no canal do Programa Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho para a Indústria da Construção, uma parceria entre o SESI, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Desde 2010, o programa realiza ações como treinamentos para gestores e trabalhadores, além de diagnósticos sobre as condições do ambiente de trabalho, e deve receber investimentos de R$ 18 milhões até 2014.

De acordo com o diretor de Operações do SESI, Marcos Tadeu de Siqueira, os vídeos auxiliam empresas do setor de construção em treinamentos sobre segurança nos canteiros de obras. “Além disso, por estarem na internet, os conteúdos podem ser facilmente acessados e permitirão que trabalhadores se capacitem até em casa”, destaca Siqueira.

O lançamento da série de vídeos ocorre a partir das 11h na sede da CNI, em Brasília. Na ocasião, o SESI também lança treinamentos de segurança e saúde com empregadores e trabalhadores de setores que usam benzeno, como químico e petroquímico. A capacitação, obrigatória por lei, é de 20 horas e, entre o conteúdo, contempla legislação e questões médicas e de toxicologia. A lei obriga que, no mínimo, 30% dos integrantes de comissões internas de prevenção de acidentes (Cipa) de empresas que usam benzeno em processos produtivos tenham esse treinamento.

CONCURSO – Além desses lançamentos, o SESI vai premiar nesta segunda-feira os 12 vencedores do Concurso Nacional sobre Segurança e Saúde no Trabalho, voltado para alunos das escolas de ensino fundamental e médio do SESI e alunos de ensino profissionalizante do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), além de trabalhadores da indústria. A cerimônia de premiação do concurso, cujo tema foi "Como a segurança e a saúde no trabalho contribuem na promoção da qualidade de vida do trabalhador da indústria", será às 9h30.

Ao todo, foram inscritos 2.221 trabalhos nas categorias desenho, música e projetos técnicos para a indústria, esta última disputada apenas por alunos do SENAI. Iniciado em 2009, o concurso é feito anualmente, com o objetivo de despertar o interesse pela segurança e saúde no trabalho industrial nas crianças e jovens.

Segundo o gerente-executivo de Qualidade de Vida do SESI, Sérgio Motta, é importante começar a capacitação em segurança e saúde no trabalho nos bancos escolares. "Essas crianças e jovens são os futuros profissionais da indústria. E é na fase escolar o melhor momento para se plantar a semente de cuidados e prevenção de acidentes", diz Motta.

SERVIÇO - Comemoração do Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho

Dia e horário: 29 de abril, às 9h30 (premiação do Concurso Nacional sobre Segurança e Saúde no Trabalho) e às 11h (lançamento dos vídeos para o setor de construção e treinamentos para setores que usam benzeno)
Local: sede da CNI, no Setor Bancário Norte, quadra 1, Bl. C, salão de eventos do 1º subsolo

Relacionadas

Leia mais

CNI trabalha pela construção de uma indústria forte
SESI oferecerá programa para melhorar a segurança e a saúde dos trabalhadores de frigoríficos
Novo Portal da Indústria reúne as informações do setor na internet

Comentários