CNI trabalha pela construção de uma indústria forte

Formado por CNI, SESI, SENAI e IEL, o Sistema Indústria desenvolve uma série de ações que ajudam as empresas a melhorar a qualidade e a competitividade dos produtos brasileiros, a desenvolver a inovação, a investir no aumento da produção, a criar empregos e gerar renda

Ao longo dos últimos 75 anos, a indústria brasileira construiu um sistema que trabalha de forma integrada para fortalecer as empresas, valorizar os  trabalhadores e promover o crescimento econômico e social do país.

Formado por CNI, SESI, SENAI e IEL, o Sistema Indústria desenvolve uma série de ações que ajudam as empresas a melhorar a qualidade e a competitividade dos produtos brasileiros, a desenvolver a inovação, a investir no aumento da produção, a criar empregos e gerar renda.

O Sistema Indústria também ajuda a elevar a escolaridade, melhorar a qualidade de vida e formar trabalhadores capazes de interpretar e desenvolver novas tecnologias.

A CNI - A Confederação Nacional da Indústria (CNI) foi criada em 1938 com a missão de defender os interesses da indústria brasileira. Representante de 27 federações de indústrias, que têm mais de 1.250 sindicatos patronais filiados, é protagonista do debate dos grandes temas nacionais, especialmente os que têm impacto sobre o desempenho e a competitividade das empresas brasileiras.

A instituição, com sede em Brasília e um escritório de representação em São Paulo, mantém um diálogo aberto e permanente com o governo e o Congresso Nacional. Sugere políticas públicas, propõe medidas e o aperfeiçoamento de leis que fortaleçam o setor produtivo e modernizem o país. Também desenvolve programas, atividades e serviços que estimulam a inovação de produtos, processos e gestão e ajudam as empresas a conquistar mercados dentro e fora do país.

INOVAÇÃO E NOVOS MERCADOS - Para incentivar a inovação na indústria, a CNI criou e lidera a Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI). O movimento, formado por líderes empresariais e representantes do governo, trabalha para colocar a inovação no centro da estratégia da indústria e fazer com que o Brasil chegue a 2014 com 60 mil empresas inovadoras, 70% a mais do que as 38,3 mil que existiam em 2008.

Além de propor políticas públicas de apoio ao desenvolvimento tecnológico das empresas, a MEI criou a Rede de Núcleos Estaduais de Inovação, que receberá investimentos de R$ 50 milhões até o final deste ano. Essa rede tem hoje 25 núcleos de inovação espalhados nos estados.

A CNI também mantém o Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Empresas (Procompi). Desenvolvido há 12 anos em parceria com  o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o programa já beneficiou 7.400 empresas em todo o país.

Em parceria com as federações de indústrias, a CNI mantém, desde 1998, a Rede de Centros Internacionais de Negócios (CIN). Só em 2012, a Rede CIN fez mais de 85 mil atendimentos que ajudaram as empresas brasileiras a colocar produtos e serviços no mercado externo.

CNI EM NÚMEROS :

Relacionadas

Leia mais

Sistema Indústria forma com extrema qualidade e rapidez
Procompi abre segunda chamada para projetos de empresas industriais
Em tempos de recessão econômica empresas goianas buscam novos mercados fora do Brasil

Comentários