Senai reúne técnicos para iniciar implantação do Grupo de Apoio Local para inclusão de PcDs

Dezesseis profissionais participaram do evento; ideia é que, por meio da implantação e implementação do GAL, se ampliem possibilidades de inserção de deficientes no mercado

O Senai reuniu nesta terça-feira (11/06), na sala de treinamento da FatecSenai Campo Grande, técnicos de todas as unidades operacionais no 1º Encontro de Implantação do GAL (Grupo de Apoio Local) de Mato Grosso do Sul, a formação do grupo atende o Programa Senai de Ações Inclusivas (PSAI), que visa à inserção das minorias em cursos de qualificação e consequentemente aumenta as possibilidades de inclusão no mercado de trabalho.

No total, 16 técnicos participaram do Encontro que ocorreu durante todo o dia. O intuito, segundo informou o gerente de Educação do Senai, Marcos Costa, é que por meio da implantação e implementação do GAL seja possível ampliar as possibilidades de inserção de PcDs (pessoas com deficiência) no mercado de trabalho. "Sempre visando a adoção de práticas que promovam a inclusão do aluno com deficiência nos cursos de educação profissional oferecidos pelo Senai", disse.

Já a interlocutora do PSAI em Mato Grosso do Sul, Márcia Kondo Yamazaki, lembrou que o GAL é um grupo de caráter consultivo, propositivo e multidisciplinar, que propõe metodologia de ação na área da educação profissional baseada em competências em uma perspectiva emancipadora, na elaboração e desenvolvimento de propostas pedagógicas inclusivas. "O GAL vai apoiar o trabalho de inclusão para isso, a intenção é que cada unidade tenha o seu próprio grupo", acrescentou. Ela lembrou ainda que o PSAI também trabalha a inclusão de raça, etnia, gênero e idosos.

Encontro

O Encontro contou com a presença da interlocutora do PSAI do Senai nacional, Adriana Barufaldi, que destacou o interesse do Senai de Mato Grosso do Sul em desenvolver o trabalho. "Este é um passo significativo para conseguirmos fazer esse trabalho de inserção, que em um primeiro momento está voltado aos PcDs. Esta é a primeira reunião para sensibilizar os técnicos e dar início à implementação do projeto, depois, sempre que necessário, estaremos juntos para alinhar as ações", declarou.

Já a representante do Senai do Rio Grande do Sul, Elizabete Noschang, falou sobre a experiência do grupo naquele Estado. "A contribuição nesse trabalho de implantação do GAL é estarmos juntos na implantação da metodologia do GAL, explicar e trazer exemplos de como o processo ocorreu no Rio Grande do Sul", disse.

Relacionadas

Leia mais

Cresce a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho
SENAI é referência na inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho
Pessoas com Deficiência são acolhidas no Sistema Fibra

Comentários