OIT não aponta, novamente, violações à Convenção 98 na reforma trabalhista

Comissão de Aplicação de Normas analisou, pelo segundo ano consecutivo, se nova lei feria o tratado internacional e, uma vez mais, não encontrou incompatibilidade com a norma ratificada pelo Brasil

Comissão de Aplicação de Normas da OIT apresentou, nesta quarta-feira (19), as conclusões para o caso brasileiro

Ao divulgar suas conclusões, nesta quarta-feira (19), em Genebra, a Comissão de Aplicação de Normas da Organização Internacional do Trabalho (OIT) não indicou qualquer incompatibilidade entre o modelo de negociação coletiva trazido pela nova legislação e a Convenção 98. Para a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a conclusão deixa claro que a inclusão do Brasil na lista curta, nos últimos dois anos, ocorreu de forma infundada e sem amparo técnico.

“A conclusão, novamente mostrando perfeita harmonia da lei à Convenção 98, serve para mostrar que os questionamentos feitos contra o modelo de negociação trazido na reforma eram frágeis, inconsistentes e sem base em caso concreto algum”, avalia o presidente do Conselho de Relações do Trabalho da CNI e vice-presidente para a América Latina da Organização Internacional dos Empregadores (OIE), Alexandre Furlan. “O resultado destes dois anos de debate na OIT só reforça que o caso brasileiro tomou viés político”. 

Representando a presidência CNI, o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), Gilberto Porcello Petry avaliou o resultado como esperado, ante os elementos apresentados por empregadores e governo e, ainda, devido à importância da reforma para o País.

Em suas conclusões, a Comissão de Aplicação de Normas solicitou ao governo brasileiro que siga examinando, em cooperação e em consulta com entidades de trabalhadores e empregadores do país, os impactos da reforma e avalie a necessidade de eventuais adequações. O colegiado também pediu ao governo brasileiro que apresente as memórias – espécie de relatório em que um país informa suas práticas em conformidade com os tratados ratificados – dentro do ciclo de análise do Brasil em relação à Convenção 98.

Alexandre Furlan, da CNI: a conclusão da OIT mostram fragilidade e inconsistência dos questionamentos contra o modelo de negociação coletiva da reforma

O CASO BRASILEIRO - Dos 24 casos discutidos na Comissão de Aplicação de Normas da OIT, nenhum chamou tanta atenção quanto o brasileiro. Apesar do atraso de duas horas para o início da sessão e o exame ter ocorrido no sábado (15), 45 porta-vozes de governos e de entidades de trabalhadores e empregadores se manifestaram sobre a reforma trabalhista brasileira e seu alinhamento com a Convenção 98, que trata do direito à negociação coletiva.

Ao todo 18 porta-vozes de entidades empresariais de diferentes países analisaram o modelo de valorização da negociação coletiva previsto na Lei 13.467/17 e sua compatibilidade com a Convenção 98. Os porta-vozes apontaram fragilidades e inconsistências nas alegações que levaram o Brasil à lista curta pela segunda vez em dois anos.

Outros 12 representantes de governos também se manifestaram a favor do Brasil. A União Europeia tratou do assunto, mas evitou comentar o mérito do caso brasileiro. Os governos, por sua vez, focaram as críticas na falta de transparência e objetividade dos critérios para a inclusão de países no conjunto de 24 que foram discutidos na Comissão de Aplicação de Normas.

Relacionadas

Leia mais

Superação dos desafios do futuro do trabalho passa pelo diálogo, dizem de empregadores na OIT
A negociação coletiva e a valorização do diálogo no mundo do trabalho
Modernização das leis do trabalho contribuiu para a melhora do ambiente de negócios, diz representante da CNI na OIT

Comentários