Medo do desemprego é o maior desde novembro de 2009

Em comparação a junho, índice aumentou 1,2% no mês de setembro

O Índice de Medo do Desemprego aumentou 1,2% em setembro na comparação com junho. Foi a sexta alta consecutiva do indicador, que alcançou 77 pontos, o maior desde novembro de 2009. As informações são da pesquisa trimestral Medo do Desemprego e Satisfação com a Vida, divulgada nesta quinta-feira, 2 de outubro, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). A pesquisa também mede a satisfação dos brasileiros com a vida. O economista da CNI Marcelo Azevedo explica o que precisa ser feito para reverter essa situação. Ouça aqui.

Nos últimos seis meses, o Índice de Medo do Desemprego teve alta de 11,6%. Na comparação com setembro do ano passado, o indicador ficou 6,2% maior. Embora o temor com o desemprego esteja crescente, os brasileiros estão mais satisfeitos com a vida. 

O Índice de Satisfação com a Vida, que registrou 103,8 pontos em setembro, é o maior desde março de 2013. O indicador foi ainda 0,7% superior ao registrado em junho deste ano e ficou 0,6% acima do índice de setembro de 2013. De acordo com a pesquisa, foram dois trimestres consecutivos de crescimento do índice, o que não ocorre desde novembro de 2009. 

A pesquisa ouviu 2.002 pessoas em 142 municípios entre 5 e 8 de setembro. 

SAIBA MAIS - Acesse a página da pesquisa Medo do Desemprego e Satisfação com a Vida para todos os detalhes. 

Relacionadas

Leia mais

Medo do desemprego cresce pela quinta vez consecutiva, aponta pesquisa da CNI
Desemprego, corrupção e saúde são os principais problemas do país, dizem os brasileiros
Ensino técnico é saída para desemprego entre jovens, afirma diretor-geral do SENAI

Comentários