Caça Talentos Expo acerta primeiras parcerias com empresas

Feira tem como objetivo disponibilizar informações sobre o mercado de trabalho, oferta de vagas e divulgação de cursos profissionalizantes

O IEL já acertou parcerias com as primeiras empresas participantes da 1ª edição da Caça Talentos Expo, que será realizada nos dias 9 e 10 de maio, das 14 às 21 horas, no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, em Campo Grande (MS). Segundo o superintendente do IEL, Bergson Amarilla, além do Sesi e Senai, também estão confirmadas as participações do Sindivest/MS (Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Vestuário, Tecelagem e Fiação de Mato Grosso do Sul), da Fecomércio/MS, do Sebrae/MS, Vale, UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), Biosul (Associação de Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul) e Conselho Regional de Psicologia e do grupo que coordena as empresas startup, ou seja, recém-criadas ou ainda em fase de constituição.

Bergson Amarilla ressaltou que a feira tem como objetivo disponibilizar para a comunidade informações sobre o mercado de trabalho, oferta de vagas e divulgação de cursos profissionalizantes, sendo, portanto, um evento voltado para o desenvolvimento de recursos humanos com práticas e novidades do setor por meio de palestras, inovações, oportunidades de mercado e contato direto com empresas dos setores da indústria, comércio e serviços.

"O evento tem o intuito de gerar uma interação entre o mercado de trabalho e as pessoas, além da oportunidade de divulgar vagas de estágios e empregos e realização de cadastro de currículos. A intenção é promover um espaço voltado para tecnologia e empreendedorismo, ampliando e desenvolvendo a capacidade de inovação", destacou o superintendente do IEL, completando que a equipe do Instituto já está promovendo a divulgação da feira junto ao público alvo em escolas, universidades e instituição públicas e privadas.

Para o aluno do curso técnico em logística da FatecSenai Campo Grande, Glaidson Luigi de Souza, 16 anos, a iniciativa é essencial para o desenvolvimento dos jovens. "Ouvir sobre estágio, oportunidades de emprego e como devemos nos preparar para o mercado de trabalho é muito importante. Atualmente precisamos ter um diferencial para podermos nos destacar no mercado de trabalho", declarou.

Programação

Como parte da programação, já estão confirmadas as etapas estaduais da Olimpíada do Conhecimento do Senai, que vai selecionar os alunos dos cursos da entidade para representar Mato Grosso do Sul na etapa nacional da competição no próximo ano, e do Inova Senai, que também definirá os representantes do Estado na fase nacional do prêmio.  Além disso, a feira terá o Indústria Tec, também do Senai, para reunir empresas com a finalidade de discutir demanda por inovação e tecnologia.

Já o Sesi, além de apresentar o portfólio, vai realizar um evento voltado à inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. A feira também vai dedicar um espaço à indústria do vestuário, que, em conjunto com o IEL, pretende oferecer aos interessados em atuar no segmento maior proximidade com as empresas presentes na feira. "As pessoas que já têm habilidade com o setor poderão fazer entrevistas e até mesmo teste em máquinas específicas que pretendem atuar. Além disso, será uma excelente oportunidade de divulgar a indústria do vestuário", declarou o presidente do Sindivest/MS, José Francisco Veloso Ribeiro.

Relacionadas

Leia mais

Expectativa da indústria de aumento do emprego é positiva pelo terceiro mês consecutivo
Expectativa da indústria em relação ao aumento do emprego é a maior desde março de 2014, aponta a CNI
Parceria do IEL prevê financiamento de empresas do Inova Talentos com o Cartão BNDES

Comentários