Setor Industrial enviará recomendações ao 8º Fórum Mundial da Água

Propostas serão construídas durante o Water Business Day, que ocorre em 18 de março, na sede da CNI, em Brasília. Saneamento e regulamentação do reuso de água estão no foco da indústria

Propostas para estimular investimentos em obras de saneamento, maior eficiência na alocação de água a regulamentação do reuso de esgotos tratados como fonte de água estão no centro dos debates no Water Business Day, que ocorrerá em 18 de março, em Brasília. Realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com a Rede Brasil do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e com o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), o evento contará com 250 representantes empresariais que vão elaborar recomendações ao 8º Fórum Mundial da Água.

O encontro reunirá na capital federal 40 mil participantes de 160 países entre 18 e 23 de março. O objetivo é promover o diálogo sobre uso racional e sustentável da água. 

De acordo com a diretora de Relações Institucionais da CNI, Mônica Messenberg, o uso eficiente da água é tema  estratégico para decisões do setor sobre investimentos e para competitividade da indústria. “Além disso, o setor industrial é parte fundamental da solução para a construção de uma sociedade que consuma menos água ao desenvolver novos produtos e inovações”, destaca.

“Ciência, tecnologia e inovação para gerar equipamentos domésticos que usam menos água associados com uma maior sensibilização da população para poupar esse insumo é uma poderosa combinação para o enfrentamento das crises hídricas em regiões metropolitanas", completa Mônica Messenberg.

Henk Ovink, especialista em assuntos internacionais sobre água e membro do Painel de Alto Nível do Banco Mundial sobre Água, e Naty Barak, diretor de Sustentabilidade da multinacional do setor de irrigação Netafim, serão painelistas do Water Business Day. No evento, serão apresentadas ainda experiências empresariais em uso eficiente da água. Também haverá workshops para tratar de oportunidades e barreiras em relação ao reaproveitamento e reuso de água pela indústria, avaliação de riscos associados à água e estratégias e inovações feitas por empresas para enfrentar os desafios da água.

FÓRUM MUNDIAL – A CNI e federações das indústrias também participarão do 8º Fórum Mundial da Água. No evento, a entidade contará com um estande para apresentar as contribuições do setor industrial que visam melhorar a eficiência no uso da água de produtos e processos. Além disso, a CNI também vai acompanhar sessões regionais e temáticas relacionadas à questão de gestão de recursos hídricos. A entidade coordenará a sessão Finanças para o desenvolvimento sustentável – apoio a inciativas de uso eficiente da água. A entidade participará ainda dos painéis O engajamento industrial em gestão de recursos hídricos em diferentes regiões e Industrialização em regiões áridas e semi-áridas.

A CNI também aderiu à campanha #SomosMaisSaneamento, que reúne organizações de diversos setores, para fortalecer o debate sobre o setor no Fórum Mundial da Água e criar uma rede de compartilhamento de informações e conteúdos. Entre os princípios defendidos na campanha está: universalizar os serviços de água e esgoto e preservação da água; repensar modelos de prestação de serviços com cooperação entre os setores público e privado; garantir tarifas realistas e acessíveis; integrar as políticas de recursos hídricos e de saneamento básico; e priorizar a formação e capacitação profissional no setor.

SAIBA MAIS - Acesse o site do 8º Fórum Mundial da Água para fazer sua inscrição ou conferir os detalhes do evento.

Relacionadas

Leia mais

CNI organiza encontro de negócios no 8º Fórum Mundial da Água
CNI participa de debates para construção do Fórum Mundial da Água 2018
Indústria extrativa reusa 85% de água e trabalha para diminuir geração de resíduos

Comentários