Professor da Universidade de Jena avalia que negociações globais são morosas e sem muita efetividade

Benno Werlen observou que somente uma mudança cultural será capaz de reduzir as emissões de dióxido de carbono em nível suficiente para a diminuição do aquecimento global

Diretor-executivo da entidade Ano Internacional do Entendimento Global e professor da Universidade de Jena, na Alemanha, o professor de Geografia Benno Werlen afirmou que as negociações internacionais, além de complicadas, são de difícil efetividade. Ele disse, em entrevista à Agência CNI de Notícias, que não é otimista quanto ao sucesso do acordo global a ser firmado durante a Conferência das Partes da ONU sobre Mudanças Climáticas, a COP21, que terminará neste sábado (12), em Paris. 

Representantes de mais de 190 países estão reunidos desde o dia 30 de novembro, na França, onde buscam consenso para que a temperatura do planeta não aumente em mais de 2º C até o fim do século. A COP21 terminaria nesta sexta-feira (11), mas a reunião foi estendida por mais um dia para que os termos da negociação sejam concluídos. 

Um dos painelistas do encontro CNI Sustentabilidade, realizado em setembro no Rio de Janeiro, Benno Werlen observou que somente uma mudança cultural será capaz de reduzir as emissões de dióxido de carbono em nível suficiente para a diminuição do aquecimento global. O evento no Rio teve como tema Mudanças Climáticas: desenvolvimento em uma economia global de baixo carbono e foi palco de debates sobre as perspectivas para a COP21. 

Para debater os assuntos que estão na pauta da COP21, a Agência CNI de Notícias exibe uma série de trechos de entrevistas gravadas com participantes do CNI Sustentabilidade. Confira o último vídeo, com o comentário de Benno Werlen: 

Mais notícias

Relacionadas

Leia mais

Brasil terá de investir R$ 316 bilhões para cumprir acordo da COP 21
Conselho de Meio Ambiente debate políticas ambientais para as regiões Norte e Centro-Oeste

Comentários