Parceria com SENAI transforma caroços de pêssego em óleo, carvão ativado e fungicida natural

Em parceria com o Instituto SENAI de Tecnologia em Couro e Meio Ambiente, empresário gaúcho encontrou a solução para crescente problema ambiental ao reaproveitar resíduos para criar produtos de alto valor agregado

foto colorida de vários pêssegos nas cores vermelha e amarela

Em parceria com o Instituto SENAI de Tecnologia em Couro e Meio Ambiente, empresário gaúcho encontrou a solução para crescente problema ambiental ao reaproveitar resíduos para criar produtos de alto valor agregado.

O empresário gaúcho Fábio Pereira dos Santos de Castro teve uma ideia genial: transformar em produtos de elevado valor agregado enormes montanhas de caroço que se formavam mensalmente nos arredores das indústrias do pêssego em Pelotas (RS), capital brasileira da fruta. E conseguiu.

Depois de muita pesquisa, Fábio fez com que cinco mil toneladas de caroço deixassem de ser descartadas no meio ambiente anualmente – uma vez que somente 25% são utilizados para o replantio – e gerou produtos como:

  • Óleo da amêndoa do caroço de pêssego, cheirosíssimo, cheio de propriedades especiais, para a fabricação de cosméticos;
  • Extrato pirolenhoso condensado, uma espécie de fungicida para utilização na agricultura, um subproduto do processo de pirólise que aumenta a resistência das plantas, já validado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); e
  • Carvão ativado para utilização no tratamento de efluentes e d’água, entre outras aplicações

O extrato pirolenhoso e o carvão ativado são vendidos por cerca de R$ 10, o litro e o quilo, respectivamente; e o óleo da amêndoa, por cerca de R$ 1, o litro.

Desta forma, o empresário encontrou a solução para um problema ambiental que se tornava cada dia mais grave. “O caroço de pêssego era um drama para as indústrias de Pelotas”, diz Fábio, hoje dono da Bioquim Especialidades Químicas, Biológicas e Equipamentos Ltda, que presta serviços na área ambiental para diferentes áreas de atuação – da indústria alimentícia à metalmecânica. Hoje, toda a produção de caroço de pêssego da região é direcionada para a Bioquim.  

“Os caroços eram enterrados no chão, mas não se degradam”, explica. Fábio então partiu para a pesquisa e descobriu que havia pouco estudo em torno do tema. “Fui me aprofundando – e a ideia de que isso poderia se transformar em um bom negócio veio a partir do aprendizado sobre o óleo da amêndoa e, depois, da possibilidade de criar carvão ativado para tratar água. Em seguida, me encantei muito com o extrato pirolenhoso, também. Acabei alugando um lugar que tinha alguns fornos gigantescos – uma antiga olaria – e ali fiz minhas primeiras retiradas de carvão. E começou a dar certo.”.

Inovação para a Indústria

O projeto de Fábio que deu origem ao reaproveitamento dos caroços de pêssego – “O resíduo do caroço de pêssego e seus lucrativos e inovadores produtos”, com foco na conservação do meio ambiente e na economia circular – foi aprovado em 2018 no Edital de Inovação para a Indústria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) por sua contribuição à bioeconomia nacional e sua capacidade de resolver um impasse ambiental. 

A partir de 2020, o projeto foi desenvolvido em parceria com o Instituto SENAI de Tecnologia em Couro e Meio Ambiente, que viabilizou o desenvolvimento de produtos a partir dos resíduos de caroço de pêssego.


“Hoje este projeto é de grande orgulho para nós”, afirma Luciana Costa Teixeira, analista de Serviços Técnicos e Tecnológicos no Instituto SENAI de Tecnologia em Couro e Meio Ambiente, que desenvolveu o projeto de Fábio. “Esta era uma antiga demanda das empresas da região: o que fazer com tanto caroços de pêssego”, acrescenta Luciana.


Edital de Inovação para a Indústria do SENAI foi lançado em 2017 – com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e do Serviço Social da Indústria (SESI) – para financiar o desenvolvimento de novos produtos, processos e plantas-piloto para a indústria nacional. A intenção é “trazer inovação para a indústria”, diz a analista. “Os projetos têm de ser aplicados, entrar no mercado. Não é só um estudo para ver se o projeto é possível: ele já tem de vir com uma prova de conceito – prática que testa a viabilidade técnica. Assim: o empresário já viu que funciona e agora precisa aumentar a escala.”.

Leia mais sobre o projeto com pêssegos no Indústria Verde.

Relacionadas

Leia mais

RN ganha primeira planta-piloto do Brasil para produzir combustível sustentável de aviação
Economia Criativa será o tema do 5º Congresso Internacional de Inovação
Plataforma de maturidade em economia circular oferece autodiagnóstico para empresas

Comentários