LATAM Airlines decola rumo ao carbono neutro até 2050

Estratégia da gigante da aviação está sendo apresentada na COP28, em Dubai

imagem colorida de avião, com logo da Latam

A LATAM Airlines, gigante do setor de aviação, levou para a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP28), que ocorre em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, sua estratégia para redução dos impactos ambientais.

A companhia aérea está focada em promover a agenda de sustentabilidade no transporte aéreo. Na COP28, a LATAM tem reafirmado seu compromisso de se tornar uma companhia carbono neutro até 2050.

Nesse sentido, Maria Elisa Curcio, diretora de Assuntos Corporativos, Regulatórios e Sustentabilidade da LATAM Brasil, destacou a importância de o Brasil adotar, com urgência, uma política pública específica para o combustível sustentável de aviação, conhecido como SAF.

Para ela, um marco regulatório evitará que o uso do SAF torne o transporte aéreo inacessível para a população e as empresas brasileiras.


"A LATAM será, cada vez mais, um ativo social e ambiental para ajudar o Brasil a enfrentar os desafios da descarbonização. E isso passa pela construção de uma política pública estatal para o SAF e pelo desenvolvimento de um mercado de carbono justo e eficiente para a sociedade e os ecossistemas brasileiros", afirma Maria Elisa.


Ações e prazos

Baseada em diálogo e colaboração, a abordagem da LATAM engloba os pilares de mudanças climáticas, economia circular e valor compartilhado, com quatro metas fundamentais para concretizar sua visão sustentável.

Até 2023, a empresa havia se comprometido a eliminar plásticos de uso único (meta 93% atingida até o último levantamento, em novembro) e, até 2027, se tornar uma companhia zero resíduos para aterro sanitário.

Além disso, pretende reduzir ou compensar 50% das emissões domésticas de CO2 até 2030, culminando em sua ambição de ser uma companhia carbono neutro até 2050.

A empresa destaca que a descarbonização do setor não é uma tarefa solitária e enfatiza a necessidade de atuação em três frentes: adoção de novas tecnologias, eficiências operacionais e compensação de emissões.

Alinhamento com metas globais

Alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, a estratégia global de sustentabilidade do Grupo LATAM Airlines visa promover o desenvolvimento social, ambiental e econômico na América do Sul nas próximas três décadas.

No âmbito da aviação sustentável, a empresa afirma adotar medidas que vão desde a aquisição de aeronaves mais eficientes, como o Airbus A320neo e o Boeing 787, que consomem entre 20% e 25% menos combustível, até a implementação de softwares e ferramentas de machine learning para otimizar processos operacionais.

Entre as iniciativas para promover a eficiência e reduzir as emissões de gases de efeito estufa estão o teste com veículos elétricos para o atendimento de aeronaves em solo e a reestruturação de rotas no Brasil.

Parte dessa reorganização já foi feita em colaboração com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) e o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) e resultou no redesenho de 75 rotas.

A medida resultou na redução de 62 milhões de quilos no consumo de querosene de aviação (QAV) e de 196 milhões de quilos nas emissões de dióxido de carbono entre 2020 e o primeiro trimestre de 2023.

Em outra frente, a LATAM está apoiando um estudo do Massachusetts Institute of Technology (MIT) em parceria com a Airbus que tem como objetivo avaliar os impactos das iniciativas para a descarbonização da aviação na América Latina.

Com resultados previstos para abril de 2024, o levantamento explora cenários para a implantação do SAF até 2050, oferecendo uma visão clara das oportunidades e desafios associados à descarbonização do transporte aéreo na região.

Por fim, a empresa também busca identificar projetos de créditos de carbono consistentes. O foco está na manutenção de ecossistemas essenciais do Brasil, por meio do conceito de "floresta em pé". 

Relacionadas

Leia mais

Em Dubai, empresários brasileiros defendem regulamentação do mercado de carbono
Biocombustíveis, descarbonização e financiamento: o que rolou na segunda-feira na COP28
Descarbonização da indústria até 2050 vai custar cerca de R$ 40 bilhões, diz estudo da CNI

Comentários