FIEPI participa de audiência pública sobre energia

A região desponta atualmente como uma das principais do país para a geração de energia eólica

O técnico do SENAI-PI, Raimundo José Fontenele, representou a Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI) nas audiências públicas sobre o Complexo Eólico Chapada do Piauí II. As discussões foram realizadas nos dias 15 e 16 nas cidades de Caldeirão Grande do Piauí e Marcolândia.

De acordo com Fontenele, as audiências públicas foram solicitadas pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (SEMAR) e contaram com grande participação da população. Durante os eventos, foram expostos o conteúdo dos estudos ambientais, esclarecimento de dúvidas, recolhendo críticas e sugestões a respeito do empreendimento.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Piauí (SENAI-PI), em parceria com a empresa Cortez engenharia, já vem desenvolvendo diversos cursos na área da Construção Civil para a qualificação de mão de obra a ser utilizada na construção das estruturas do Complexo. Lançado pelo governo do Estado em março deste ano, o Complexo Eólico Ventos do Araripe envolve as cidades de Simões, Marcolândia, Caldeirão Grande e Padre Marcos, todos localizados na chapada do Araripe.

A região desponta atualmente como uma das principais do país para a geração de energia eólica. Ao todo, 1116 MW de energia já estão vendidos pelas empresas Casa dos Ventos, Queiroz Galvão, Contourglobal e Chesf e serão produzidos no Complexo até 2018. Os investimentos chegam a R$ 8,5 bilhões.

Detalhes técnicos sobre os 450 empregos que serão gerados em Caldeirão Grande do Piauí e Marcolândia e os cuidado com o meio ambiente foram levados em consideração nas audiências. As obras custarão cerca de R$ 835 milhões e, uma vez iniciadas, devem ficar prontas em 18 meses.

Conforme o técnico do SENAI-PI, as audiências foram bastante proveitosas, pois cumpriram um dos termos essenciais para o licenciamento dos relatórios ambientais. As obras só podem começar após a liberação da licença específica e outras, também associadas quando os procedimentos legais forem cumpridos. Com a operacionalização dos aerogeradores, o déficit de energia elétrica da região será sanado.

Relacionadas

Leia mais

Indústria química reduz consumo de energia e água
Câmara de Comércio Internacional lança Comissão de Energia e Meio Ambiente
Sustentabilidade do sistema de saúde suplementar preocupa empresas do setor industrial

Comentários