Encontro discute logística reversa de resíduos sólidos

Este foi o assunto do primeiro FIEPE Ambiental deste ano, realizado pelo Conselho de Meio Ambiente (Contema) da Federação. Cerca de 90 empresários, profissionais e pesquisadores estiveram presentes

As implicações da logística reversa de resíduos sólidos para as empresas foram discutidas, dia 17, no primeiro FIEPE Ambiental deste ano, realizado pelo Conselho de Meio Ambiente (Contema) da Federação. A especialista em gestão ambiental, Lúcia Xavier, alertou que o empresariado deve estar atento aos acordos setoriais que regulamentam o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos a fim de evitar problemas. Cerca de 90 empresários, profissionais e pesquisadores estiveram presentes no encontro na sede da entidade.

Xavier informou que quatro setores já possuem acordos em vigor. São eles: a indústria de lâmpadas, equipamentos elétricos e eletrônicos, embalagens e embalagens de óleo lubrificantes. Em geral, os acordos possuem regras que devem ser implantadas gradativamente, mas "por estarem vigorando, já podem ser cobrados em fiscalizações dos órgãos competentes. Por isso, os empresários e profissionais devem estar preparados para evitar penalidades", afirma a especialista.

"Por esse motivo, a FIEPE tem promovido, desde 2010, uma série de eventos e capacitações para habilitar as empresas a assumir suas responsabilidades socioambientais e lidar com as determinações da Política Nacional de Resíduos Sólidos", afirma o presidente do Contema, Anísio Coelho. O presidente lembra que só neste ano a Federação vai realizar dois treinamentos em gestão de resíduos sólidos, um em Recife, nos dias 15 e 16 de maio e outro em Araripina, previsto ainda para este semestre.

Para o gerente do Contema, Abraão Rodrigues, "a melhor forma das empresas se manterem atualizadas em relação aos acordos setoriais é se aproximar dos sindicatos que representam seus segmentos".

A especialista ressaltou também a importância das empresas saberem classificar corretamente seus resíduos para conseguirem dar a destinação adequada.

Relacionadas

Leia mais

Política Nacional de Resíduos Sólidos traz mudanças para indústrias
Indústria defende ações para avançar na agenda de resíduos sólidos
Logística reversa: pensamento sustentável pelas gerações futuras

Comentários