Código Florestal, arranjos produtivos, água e florestas foram algum dos temas abordados pelos trabalhos vencedores do V Prêmio Serviço Florestal Brasileiro em Estudos de Economia e Mercado Florestal. O Prêmio recebeu 35 inscrições, sendo 29 na categoria Profissional e cinco na categoria Graduando.
O gerente de Concessões Florestais do Serviço Florestal Brasileiro, Henrique Dolabella, destacou a relevância das temáticas apresentadas e a aplicabilidade dos estudos à rotina de trabalho do órgão.
“Os estudos premiados são valiosos de duas formas. Em primeiro lugar porque trazem conclusões claras que orientam decisões de famílias, empresários, formuladores e executores de políticas públicas. E, em segundo lugar, eles apresentam métodos replicáveis em outros contextos e melhores decisões em direção ao desenvolvimento sustentável", afirmou.
A cerimônia de premiação dos vencedores será realizada no dia 21/03, a partir das 10h30, no auditório do Edifício Armando Monteiro Neto, em Brasília. Os premiados apresentarão seus trabalhos a partir das 14h30, no mesmo local. Os interessados em participar do evento devem enviar um e-mail para premio@florestal.gov.br.
O V Prêmio em Estudos de Economia e Mercado Florestal é uma realização do Serviço Florestal Brasileiro em parceria com a Escola de Administração Fazendária (Esaf) e apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Conheça os vencedores:
Categoria Graduandos
1° Lugar
Título: Custos e Benefícios da conservação e recuperação ambiental: um estudo das possibilidades para um PSA Nacional.
Autores: Lucas de Almeida Nogueira da Costa e Marcos Pires Mendes
2° Lugar
Título: Estudo de Viabilidade para Implantação de Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) em Regiões de Clusters Florestais no Brasil Autora: Laís Ernesto Cunha
3° Lugar
Título: Uso de pellets de madeira para fins energéticos: pesquisa de mercado. Autor: Arthur Santos Pereira
Categoria Profissionais
1° Lugar
Título: Estimativa da Demanda por Regularização do Passivo de Reserva Legal nos estados do Pará e Mato Grosso.
Autora: Rayane Pacheco Costa
2° Lugar
Título: Definição de Níveis de Equivalência Ecológica para a Lei de Compensação Florestal do DF segundo o Método de Experimento de Escolha.
Autores: Pedro Gasparinetti Vasconcellos e Thaís Machado de Matos Vilela
3° Lugar
Título: Questões Relevantes sobre as Classificações Internacionais de Atividades e Produtos Florestais.
Autor: Kalil Said de Souza Jabour
Menção Honrosa
Título: Pode o Açaí (Euterpe precatoria Mart.) ser parte Importante no Desenvolvimento Socioeconômico das Famílias Extrativistas no Acre, Brasil?
Autora: Elaine Lopes da Costa
SAIBA MAIS: Conheça os trabalhos vencedores