Um produto criado por alunos da Escola SESI/SENAI de Maceió, o RamiCoco ganhou o primeiro lugar, na categoria Sustentabilidade, do Prêmio Miniempresa Brasil 2018. A competição foi promovida em Porto Alegre (RS) pela Jr Achievement, com o patrocínio da Dell. No geral, os alagoanos ficaram em 3º lugar entre as 15 miniempresas de todo o Brasil selecionadas para a grande final, nos dias 17 a 19 de agosto. Durante o evento, cada miniempresa pôde vender e expor seus produtos e ideias em uma feira.
“Esse resultado não é uma surpresa. É o que a gente, de fato, espera”, disse a gerente executiva de Educação do SESI/SENAI em Alagoas, Clarisse Araújo, ao explicar que as escolas do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) ensinam o empreendedorismo desde cedo. “A gente estimula os jovens a desenvolverem novas ideias de negócios e o resultado fica evidente com os prêmios”, acrescentou.
Segundo ela, o excelente resultado alcançado em Porto Alegre pelo RamiCoco mostra que o ensino é completo. “Nós ficamos muito felizes ao ver que o projeto dos nossos estudantes possui excelência não somente na questão do empreendedorismo, mas também na sustentabilidade”, declarou.
INOVAÇÃO – O RamiCoco é um artefato produzido a partir da casca do coco. Ele já é utilizado por um restaurante de Maceió que serve comida natural, mas pode ter outras utilidades como decoração. Também segue o princípio da sustentabilidade, por utilizar uma matéria-prima abundante na cidade. “O coco é, simplesmente jogado fora e toneladas e toneladas vão para o lixo todo dia, tanto no Mercado da Produção como nas feiras de Maceió. Então, a gente viu a oportunidade de retirá-lo do lixo e trazer para o nosso dia a dia como algo que a gente possa utilizar sempre e que tenha uma característica a mais na nossa cozinha”, destacou a aluna Ravanna Evellyn, 16 anos, do 3º ano do curso de Logística.