SESI Lab é palco de lançamento nacional de livros sobre economia da cultura e indústrias criativas

A coleção foi organizada pelo Itaú Cultural e pela editora WMF Martins Fontes. Os exemplares estão disponíveis na loja conceito do museu 100% interativo

As características inovadoras do SESI Lab foram determinantes para o museu ser escolhido como espaço do lançamento nacional

Após apenas quatro meses de inauguração, o SESI Lab já se tornou referência em sediar eventos prestigiados pelos setores da cultura e da economia criativa. Nessa quinta-feira (30), o museu 100% interativo foi palco do lançamento nacional da publicação “Economia da Cultura e Indústrias Criativas”, projeto editorial organizado pelo Itaú Cultural e pela editora WMF Martins Fontes.  

A cerimônia contou com a presença do presidente da Fundação Itaú, Eduardo Saron, que abordou o tema ao lado de George Yúdice, professor e pesquisador da Universidade de Miami, George Gachara, queniano especialista em indústrias criativas, e Françoise Benhamou, economista e professora na Universidade Paris-XIII, autores dos primeiros três volumes da coleção. O projeto editorial já está à venda no site da editora e nas livrarias. Os exemplares também estão disponíveis na loja conceito do SESI Lab, instalada no museu. 

Em formato híbrido, o evento também foi transmitido pelo canal do YouTube do Itaú Cultural. Confira! 

A mediação foi feita por Leandro Valiati, organizador/editor da publicação. Na ocasião, foi colocada em evidência a pluralidade no debate sobre a economia da cultura e o desenvolvimento político na área cultural a partir de visões e de experiências de diferentes lugares do mundo. 


“Considerando a retomada da agenda de discussões e o resgate da importância da cultura para o desenvolvimento econômico e social no país, o conjunto de livros que lançamos e o debate poderão dar um aporte teórico e evidências práticas para fortalecer essa agenda. Também busca promover o campo cultural e criativo no Brasil, que gera mais de 7,4 mil postos de trabalho”, ressalta Jader Rosa, gerente do Núcleo do Observatório Itaú Cultural.


As características inovadoras do complexo multiuso instalado em Brasília foram determinantes para o museu ser escolhido como espaço do lançamento nacional. “Ter algo desse nível no SESI Lab é motivo de grande satisfação, na medida em que nosso espaço também conecta arte, ciência, tecnologia e criatividade e será uma oportunidade de disseminarmos esse conteúdo diferenciado nas nossas redes de atuação nacional e internacional”, avalia a gerente-executiva de Cultura do SESI, Claudia Ramalho.

O presidente da Fundação Itaú, Eduardo Saron, participou do lançamento da publicação ao lado do diretor de Operações do SESI, Paulo Mól

Economia da Cultura e Indústrias Criativas

A coleção reúne massa crítica teórica e aplicada sobre o tema da economia cultural e criativa com ênfase em três eixos: dimensões teóricas fundadoras, políticas públicas estruturantes e grandes temas contemporâneos. Produtores culturais, investidores em arte e cultura, gestores e políticos, estudantes de economia, artes e ciências políticas são públicos-alvo desta coleção.

O primeiro volume da coleção reúne artigos de autores nacionais e internacionais sobre economia e cultura, mercado de arte, gestão cultural e desenvolvimento econômico. A organização e edição é assinada por Valiati, professor e pesquisador na área de Economia da Cultura e Indústrias Culturais no Brasil e no Reino Unido. Ele desempenhou papel importante na construção e na execução da política para a economia da cultura e indústrias criativas de todas as gestões do Ministério da Cultura entre 2010 e 2018. 

O segundo volume tem lançamento previsto para o mês de abril. Este será organizado e editado por Cláudia Leitão, sob o título “Criatividade e emancipação nas comunidades-rede: contribuições para uma economia criativa brasileira”.

Durante o lançamento os convidados debateram sobre o processo de construção da coleção de livros e sobre o tema central das publicações

Temáticas e referências do primeiro volume 

Intitulado “Economia da cultura e indústrias criativas Tomo 1 - Fundamentos e evidências”, a abertura do manual “Economia da cultura e indústrias criativas” discute a importância do diálogo dinâmico entre cultura e economia. A proposta é que assim, de forma substantiva, a cultura molde valores econômicos e, de forma produtiva, os mercados possam ser orientados para oferecer diversidade e acesso à arte e à cultura. 

“Economia da cultura e indústrias criativas Tomo 2 - Políticas públicas, evidências e modelos” destaca os grandes referenciais teóricos das políticas culturais de vários lugares do mundo – da América Latina e dos Estados Unidos à China, da África à Europa e Reino Unido. Para tanto, traz as reflexões de pensadores como George Yúdice, professor e pesquisador da Universidade de Miami. 

Por fim, “Economia da cultura e indústrias criativas Tomo 3 - Temas emergentes e tendências” se dedica, sobretudo, a estabelecer relações a respeito de como ideias inovadoras dimensionam a amplitude do impacto econômico das Indústrias Criativas. Reflete, ainda, sobre como a inovação tácita, silenciosa, se explicita em novos modelos. 

Para uma exemplificação prática desse fenômeno, o livro traz uma entrevista de Sir Peter Bazalgette. Ele é ministro do Arts Council do Reino Unido e ex-diretor da Endemol e iTV, que está no centro de grandes transformações dos meios de planejar, produzir e consumir bens e serviços das indústrias criativas no mundo.

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