SESI Lab e Movimento Plástico Transforma firmam parceria para estimular consumo consciente e economia circular

Acordo prevê criação de novo aparato para o museu e oficina educativa inédita

Foto: Leonardo Finotti

O SESI Lab, museu de arte, ciência e tecnologia de Brasília, firmou uma nova parceria com o Movimento Plástico Transforma, iniciativa que promove conteúdo e ações educativas para demonstrar que o plástico traz diversas possibilidades para os mais diferentes segmentos, quando aliado à tecnologia, criatividade e responsabilidade.

O acordo prevê a criação de um novo aparato interativo para a exposição de longa duração do SESI Lab, dedicado a mostrar as inúmeras possibilidades de transformação e reuso do material. Além disso, o público terá acesso a uma oficina educativa inédita, aberta a todas as idades, que vai estimular reflexões sobre consumo consciente e sustentabilidade a partir de experiências práticas e imersivas.  

Para o SESI Lab, a parceria reforça sua missão de integrar arte, ciência e tecnologia em experiências que conectam a educação formal e não formal. Já o Movimento Plástico Transforma, iniciativa da Braskem em parceria com a Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST), amplia seu alcance ao trazer para o museu a oportunidade de aprendizagem e diálogo sobre o futuro do plástico em uma sociedade mais sustentável.  

"O SESI Lab carrega em seu DNA a educação, a inovação e a sustentabilidade para que o público conecte o que vive hoje às escolhas de amanhã. Ao abordar temas contemporâneos, como reuso de materiais e transição energética, o museu transforma conteúdos complexos em experiências acessíveis, estimulando pensamento crítico e ação cidadã. A parceria com o Movimento Plástico Transforma fortalece essa missão”, afirma Claudia Ramalho, superintendente de Cultura do Serviço Social da Indústria (SESI)

“Acreditamos que a informação e a experiência prática são fundamentais para transformar a relação das pessoas com o plástico. Essa parceria com o SESI Lab nos permite mostrar, de forma lúdica e interativa, que o material pode ser um grande aliado da sustentabilidade quando é utilizado e descartado de maneira responsável. Queremos inspirar novas gerações a enxergar o valor da reciclagem e da economia circular no seu dia a dia”, complementa Simone Carvalho, integrante do grupo técnico do Movimento Plástico Transforma. 

A colaboração fortalece a vocação do SESI Lab como espaço de debate e experimentação em torno de temas estratégicos para a sociedade, em alinhamento com o compromisso do Sistema Indústria com a cultura, a inovação e a sustentabilidade.  

Sobre o Movimento Plástico Transforma  

Criado em 2016, o Movimento Plástico Transforma tem como objetivo promover conteúdo e ações educativas que demonstram que o plástico, aliado à tecnologia, à criatividade e à responsabilidade, traz inúmeras possibilidades para os mais diferentes segmentos. Além do site, em que é possível encontrar conceitos importantes sobre aplicações, reutilização, descarte correto e reciclagem do plástico, o Movimento é responsável por diversas ações voltadas à sociedade que juntas já impactaram milhares pessoas. A iniciativa é uma ação do PICPlast - Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico, fruto da parceria entre a ABIPLAST e a Braskem. Para mais informações acesse as redes sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.

Relacionadas

Leia mais

SESI Lab abre exposição interativa sobre emergência climática global
Clima: O Novo Anormal; conheça a exposição que chega ao SESI Lab em outubro
Dia das Crianças no SESI Lab tem teatro, circo e aprendizado

Comentários