O que é, o que é: tem perna de pau, nariz de palhaço, ama matemática e quer aprender com a mão na massa? É a programação de Dia das Crianças do SESI Lab! Entre os dias 10 e 12 de outubro, o museu de arte, ciência e tecnologia preparou atividades para divertir – e ensinar – toda a família. E o melhor: com o patrocínio da Shell, a entrada é gratuita no sábado e no domingo.
O espetáculo teatral Constante & Finito abre a programação, com apresentações na sexta, às 15h, no sábado e no domingo, às 11h e às 15h30. Na história, os dois palhaços que dão nome à peça levam o público por um mundo de exploração e curiosidade pela matemática por meio de um texto poético e acessível. A montagem é uma costura de textos da coluna Matematicamente, que integra a revista Ciência Hoje das Crianças, e conta com roteiro da dramaturga Renata Mizhari e direção de Fernanda Avellar. O elenco traz Alice Amarante e Francisco Cortez.
O matemático Pedro Roitman, professor da Universidade de Brasília (UnB) e autor da coluna, lança o livro Histórias para despertar matemáticos(as) adormecidos(as) no sábado (11). Segundo ele, o título da obra é inspirado no educador Paulo Freire: “Ele disse acreditar que havia dentro dele um matemático adormecido, que nunca teve a oportunidade de despertar, seja por deficiências das escolas ou pela crença popular de que a matemática é algo para poucas pessoas, de que é coisa só para os gênios ou para quem tem um certo dom”.
Segundo Roitman, no mundo de hoje, boa parte da tecnologia de ponta envolve matemática. “Uma boa relação das crianças e jovens com a matemática passa a ser essencial para que eles possam exercer a sua cidadania plenamente”, afirma. “Os países mais desenvolvidos economicamente já entenderam isso faz tempo. Tornar a matemática mais agradável é essencial para diminuir a ansiedade, os traumas escolares e para termos uma sociedade menos desigual", alerta.
Muita diversão!
A trupe Delírio Circense volta ao SESI Lab para um fim de semana cheio de atividades lúdicas para as crianças. Vai ter malabares, acrobacias aéreas, perna-de-pau, bola de equilíbrio, bolhas gigantes de sabão, fita-bamba, bambolê e muito mais no Parque CircoMania. Será no sábado e no domingo, das 16h às 18h.
“Atividades lúdicas como o circo são fundamentais para o desenvolvimento saudável das crianças, pois estimulam a criatividade, a coordenação motora, o treino físico e mental”, explica Lucas Lírio. “Também ajudam a promover a superação de desafios, fortalecem a autoestima e incentivam a disposição para experimentar o novo”, afirma.
O Programa Educativo do SESI Lab prepara uma série de ativações e oficinas científicas para a criançada aprender com a mão na massa.
Venha brincar no SESI Lab
Claudia Ramalho, superintendente de Cultura do Serviço Social da Indústria (SESI), convida o público a aproveitar o Dia das Crianças no museu. “No SESI Lab, acreditamos que aprender pode ser tão prazeroso quanto brincar. O Dia das Crianças é a oportunidade perfeita para mostrar que arte, ciência e tecnologia são fontes inesgotáveis de diversão e descobertas em família”, diz.
"Na Shell, acreditamos na cultura como uma poderosa ferramenta para o desenvolvimento de um país. Por meio do nosso apoio ao SESI Lab, estamos possibilitando a transmissão de conhecimentos científicos e tecnológicos e valores sociais para a população através da educação e da arte, reafirmando nosso compromisso com a sociedade brasileira", comenta Alexandra Siqueira, gerente de Comunicação de Marca da Shell Brasil.
Sobre a Shell
Há 112 anos no país, a Shell Brasil é uma companhia de energia integrada, com participação nos setores de Petróleo e Gás, Soluções Baseadas na Natureza, Pesquisa & Desenvolvimento e Trading, por meio da comercializadora Shell Energy Brasil. A companhia está presente ainda no segmento de Biocombustíveis por meio da joint-venture Raízen, que no Brasil também gerencia a distribuição de combustíveis da marca Shell.
A Shell Brasil trabalha para atender à crescente demanda por energia de forma econômica, ambiental e socialmente responsável, avaliando tendências e cenários para responder ao desafio do futuro da energia.
Confira a programação completa abaixo:



