Pela primeira vez, Brasília terá uma edição do NAU Fest, evento promovido pela Junior Achievement, organização indicada duas vezes ao Prêmio Nobel da Paz e com atuação mundial. O SESI Lab foi escolhido para marcar a estreia da capital do país no circuito nacional de experiências educativas destinadas a jovens de 14 a 24 anos. Cerca de 5 mil estudantes de escolas públicas e particulares são esperados de 24 a 27 de outubro no museu interativo.
As escolas públicas e particulares, bem como instituições sem fins lucrativos, interessadas em participar precisam se inscrever até a próxima segunda-feira (23), por meio de formulário. A participação dos grupos é gratuita, mas necessita de agendamento. Nos quatro dias de evento, o funcionamento do museu será das 9h às 18h.
A programação compreende visita à exposição de longa duração do museu, além de atividades promovidas pela Junior Achievement sobre carreiras e profissões do futuro e novas tecnologias para ampliar acesso ao mercado de trabalho. “Como será uma experiência de aprendizagem diferenciada, escolhemos o SESI Lab que já figura como um espaço de interação e inovação totalmente diferente”, destaca a diretora-executiva JA Distrito Federal, Cíntia Annater.
O SESI Lab foi pensado para funcionar como um hub de produção e difusão de conhecimento. “E parcerias como essa estão muito alinhadas com o nosso objetivo de consolidar o museu como um espaço democrático para a ampliação do repertório científico e cultural dos nossos visitantes. A expectativa é que esses jovens reconheçam o museu como um ambiente de transformação e que retornem para participação nos diversos programas que oferecemos, sempre que possível”, ressalta a gerente de Desenvolvimento Institucional do SESI Lab, Cândida Oliveira.
Atuação mundial com mais de 6 milhões de experiência no Brasil
A Junior Achievement é uma das maiores organizações sociais incentivadoras de jovens do mundo. Desde 1919, por meio do método “aprender-fazendo”, tem sido uma das primeiras a levar conhecimento sobre empreendedorismo, educação financeira e o mercado de trabalho para jovens da América Latina. A cada ano, a rede JA Worldwide mobiliza cerca de 470 mil voluntários que capacitam mais de 15 milhões de jovens de 15 a 24 anos em situação de vulnerabilidade social e, principalmente, estudantes de escolas públicas, a fim de construírem comunidades mais prósperas.
Pelo trabalho que desempenha, em 2022, a Junior Achievement Worldwide foi reconhecida pelo quarto ano consecutivo como a sexta organização não-governamental mais influente do mundo pela The dot good e também indicada ao Prêmio Nobel da Paz pela segunda vez.
Presente em mais de 100 países, a JA está há 40 anos atuando no Brasil, e já realizou mais de 6 milhões de experiências de aprendizagem, com o apoio de mais de 207,8 mil participações voluntárias e a parceria com organizações que acreditam no potencial ilimitado dos jovens.
A primeira edição do NAU Fest, realizada em 2022, gerou mais de 13 mil experiências educativas em um formato 100% digital. Em 2023, a iniciativa contará com eventos presenciais em oito países, trilhas baseadas em inspiração e ampliação de perspectivas para o futuro, além de feira de empregos virtual para jovens de mais de 20 países.