Melhores do ano! Fim de semana gratuito na programação de aniversário do SESI Lab

As comemorações iniciam nesta quinta-feira (30), com edição especial do Night Lab, e ocorrem até domingo (3). Entre as atrações confirmadas para os três dias de eventos, estão Tom Zé, Ellen Oléria, Tiquequê e opções com muita interatividade

Prestes a completar 1 ano de abertura, o SESI Lab já se tornou cartão postal e está na lista de locais imperdíveis de quem mora em Brasília e de quem está de passagem pela capital do país. Em tão pouco tempo, mais de 240 mil visitantes conheceram o museu 100% interativo. E para celebrar tamanho sucesso, as comemorações têm início nesta quinta-feira (30), com edição especial do Night Lab, e continuam no sábado (2) e no domingo (3), dois dias de entrada gratuita, com atrações eleitas pelos visitantes como as melhores do ano. Isso mesmo, os mais “queridinhos” estarão de volta!

De 17 a 27 de outubro, o perfil do SESI Lab no Instagram promoveu votação aberta para a escolha das melhores atrações que passaram pelo museu ao longo do primeiro ano de operações. Centenas de pessoas votaram e definiram as atrações que retornarão ao museu interativo, no fim de semana especial de aniversário, entre apresentações musicais, oficinas interativas e educativas e apresentações teatrais. Entre eles, Ellen Oléria, Tiquequê, coletivo Mamulengo Fuzuê, Delírio Circense Camarim, Coletivo Bebelume Camarim, Br.ino e muito mais.

“O nosso público é muito participativo e engajado, isso desde a inauguração do museu. Devemos a ele o sucesso que é o SESI Lab mesmo em tão pouco tempo de vida. Não poderia ser diferente justamente na comemoração de aniversário. Eles pediram e a gente atendeu com todo carinho”, explicou Agnes Mileris, gerente de Programação Cultural do SESI. 

Vale lembrar que, mesmo com a gratuidade, os ingressos precisam ser retirados no site do SESI Lab ou na bilheteria física. Como ocorre nos sábados, domingos e feriados, o museu funcionará das 10h às 19h, com última entrada às 18h. É importante ficar atento aos horários das atrações e oficinas, especialmente às que necessitam de retirada de senhas com 30 minutos de antecedência. 

Night Lab: Um sucesso de bilheteria na rota cultural da cidade

Com muita música brasileira, debate com cientistas e oficinas interativas, o SESI Lab estará de portas abertas das 19h à meia noite do dia 30. A edição de aniversário contará com show do Tom Zé e da Ellen Oléria. Devido à procura, um último lote extra será aberto às 17h da quinta-feira (30) para venda somente na bilheteria física por R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia), com entrada indicada para maiores de 18 anos. A política de gratuidade do museu é mantida. 

Em oito edições do programa, mais de 8 mil pessoas ocuparam todas as áreas internas e externas do museu para falar de ciência, de um jeito leve, mas com muito conteúdo. A iniciativa é inspirada no programa After Dark, do Exploratorium, de São Francisco (EUA), com resultados expressivos na aproximação do adulto com a ciência. O Night Lab é primeira experiência nessa linha realizada no Brasil. 


“Mais um marco para o SESI Lab como pioneiro no estímulo à apresentação de conteúdos relacionados à abordagem STEAM, promovendo também o debate sobre temas de interesse do público, sempre escolhidos de forma contextualizada e com olhares múltiplos”, ressalta Paulo Mól, diretor de Operações do Serviço Social da Indústria (SESI).


A cada edição mensal, o projeto conta com performances, shows, oficinas temáticas e palestras. O café SESI Lab e a loja conceito ficam abertos durante todo o evento, além de opções de alimentação e de bebidas.
 

Visitas acessíveis para pessoas com autismo e neurodivergentes

No mesmo dia em que diversas partes do mundo promovem o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (3/12), o SESI Lab lançará a modalidade de visitas acessíveis. A partir de dezembro, em todo primeiro domingo do mês, o museu abrirá mais cedo, no horário das 8h às 10h, para receber a comunidade neurodiversa e as pessoas no espectro do transtorno autista. Vale lembrar que a entrada do museu no primeiro domingo do mês é gratuita para todo mundo! 

Durante esse período, o museu será adaptado, com redução de iluminação e som e com modificações no uso de determinados aparatos, para proporcionar experiência mais agradável e inclusiva. “O SESI Lab compreende a importância de criar um ambiente acolhedor e confortável para todas as pessoas. O convite é para desfrutar de uma manhã de exploração e aprendizado em um ambiente pensado especialmente para esse público”, ressalta Cláudia Ramalho, gerente-executiva de Cultura do SESI. 

No mesmo dia, às 11h e às 15h, serão promovidas visitas para a comunidade surda. Nas duas modalidades de visitas acessíveis a equipe de educação do SESI Lab estará disponível para mediação.

Relacionadas

Leia mais

Tom Zé e Ellen Oléria no 1º ano do SESI Lab. Programação de aniversário vai até domingo (3)
Como foi o 1º ano do SESI Lab? (Ep. # 43)
Em um ano, SESI Lab dá vida à cultura de Brasília e se nutre do potencial criativo da cidade

Comentários