Uso de máscara de pano reforça proteção contra o coronavírus

Orientações sobre uso, manuseio e descarte desse equipamento de proteção individual estão no Guia SESI para prevenção à covid-19

O Guia SESI para prevenção da covid-19 nas empresas traz informações sobre uso, manuseio e higienização desse item de proteção individual, além de passo a passo para confeccionar máscaras. Conforme o documento, produzido pelo Serviço Social da Indústria (SESI), o uso de máscara de pano pode reforçar as medidas de combate à disseminação da covid-19, juntamente com as demais medidas como higiene das mãos, cuidados no espirrar e tossir e distância de, no mínimo, dois metros entre as pessoas.

No entanto, é preciso estar atento às especificações de materiais para confeccioná-las e seguir boas práticas de manuseio de máscaras.

Para esclarecer essas dúvidas, o SESI inseriu esse passo a passo no guia. Segundo o documento, o uso desse item pode ser útil para evitar a transmissão do coronavírus, até mesmo daquelas sem sintomas da doença. “Contudo, é essencial enfatizar que a manutenção do distanciamento social acima de dois metros continua sendo a medida de maior impacto para retardar a propagação do vírus”, destaca texto do guia.

Durante webinar "Medidas de controle individual para sua empresa em tempos de Covid-19", promovida pelo SESI, a médica do trabalho do SESI, Gabriella Ribeiro, alertou que a máscara, para ser considerada equipamento de proteção individual (EPIs), precisa de certificado emitido pelo Ministério da Economia.

Segundo ela, o uso de EPI é mais uma frente de medidas de proteção que deve ser adotada, que envolve também medidas de engenharia, administrativas e práticas de trabalho seguro. “Mesmo uma pessoa que já tenha sido infectada com coronavírus e hoje esteja curada precisa usar EPIs e manter a higienização e a etiqueta respiratória, pois continua sendo um vetor de contaminação”, afirmou Gabriella.

- Não compartilhar com ninguém;

- Trocar com frequência de, no máximo, duas horas ou quando ficar úmida;

- Evitar tocar os olhos, nariz ou boca ao colocá-la ou retirá-la;

- Higienizar adequadamente as mãos antes e após a remoção;

- Ajustar bem ao rosto, porém de maneira cômoda; 

- Ter elásticos ou cordas que se acoplem às orelhas;

- Possuir mais de uma camada de tecido e utilizar tecidos com maior espessura; 

- Permitir respirar sem restrições;

- Permitir a higienização e lavagem sem que seja danificado ou deformada. 

No anexo do guia, há um passo a passo para que pessoas confeccionem a própria máscara tanto de pano quanto de filtro de café de papel, de acordo com orientações do Centro de Controle e Prevenção de Doenças, dos Estados Unidos.

A Agência CNI selecionou alguns vídeos com orientações úteis para produzir máscara de pano, de acordo com as orientações do SESI, que estão ao longo desta reportagem. Confira.

A Indústria contra o coronavírus: vamos juntos superar essa crise

Acompanhe todas as notícias sobre as ações da indústria no combate ao coronavírus na página especial da Agência CNI de Notícias.

Relacionadas

Leia mais

SESI lança guia que orienta empresas em planos de combate ao coronavírus
5 dicas para empresas evitarem o contágio por coronavírus durante campanhas de vacinação
Atendimento psicossocial para trabalhadores enfrentarem os desafios do coronavírus

Comentários