Suicidologista Karina Fukumitsu participa de debate sobre saúde mental e acolhimento no trabalho

Psicóloga é referência em prevenção ao suicídio no Brasil. Segundo OMS, 15% dos adultos em idade laboral já sofreram com algum transtorno mental. Encontro acontece na sexta-feira (15), em Brasília

Duas mulheres, uma branca, e outra negra, de frente uma para a outra, seguram as mãos
Anualmente, o equivalente a 12 bilhões de dias de trabalho são perdidos por causa de depressão e ansiedade

Neste Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção do suicídio, o Serviço Social da Indústria (SESI) promove um debate com a suicidologista Karina Fukumitsu sobre saúde mental e formas de acolhimento no trabalho. A psicóloga estará, na sexta-feira (15), no SESI Lab, em Brasília, para compartilhar suas experiências e conhecimentos sobre autocuidado (veja detalhes mais abaixo). O evento pode ser acompanhado pelo YouTube do SESI.
  
Perder um parente querido, receber o diagnóstico de uma doença ou mudar de trabalho. Cotidianamente, as pessoas são expostas a situações de estresse, medo e ansiedade. Assim, a saúde mental impacta e é impactada pelo que se vive em todos os contextos de vida.  
  
Buscando entender cenário, o SESI desenvolveu um sistema de avaliação em saúde e segurança do trabalhador da indústria, conhecido como Metodologia ASSTI. O uso desse sistema tem mostrado que a saúde mental é parte essencial da saúde integral, além de influenciar o estilo de vida e a produtividade. 
  
Essa conclusão foi decorrente de um estudo do SESI que analisou dados de mais de 120 mil trabalhadores. Os resultados revelaram que “pensamentos negativos e pessimistas”, “incapacidade de relaxar e usufruir do lazer” e “insatisfação com as condições de trabalho” são fatores psicossociais fortemente ligados ao estilo de vida e à produtividade do trabalhador. 
  
Observou-se também que a depressão é a condição crônica com maior influência tanto em relação ao estilo de vida quanto à produtividade, superando outras comorbidades como a obesidade, a hipertensão e o diabetes. Por ano, o SESI oferece teleatendimento psicológico para cerca de 10 mil trabalhadores e cursos para lideranças com o foco na promoção de ambientes laborais seguros e saudáveis, e de formação de brigadistas psicossociais para atuarem em situações de luto, doenças, ataques de pânico e até comportamentos suicidas.  
 
O SESI também está desenvolvendo a plataforma Mentis360, onde o trabalhador poderá monitorar seus dados de saúde mental (ansiedade, estresse e depressão); acessar conteúdos customizados para seu perfil; e ser encaminhado para atendimento quando necessário. As empresas também receberão informações consolidadas sobre o mapeamento populacional em saúde mental e partir disso receber orientações e conteúdos para intervenções organizacionais para lidar com as principais demandas.

Quem é Karina Fukumitsu e o que é suicidologia?  

“Se tem vida, tem jeito.” A frase usada recorrentemente por Karina Fukumitsu é uma adaptação do que a sua avó costumava dizer: “Tudo tem jeito, menos a morte”. Ao longo da vida, a psicológa teve de lidar com inúmeras tentativas de suicídio da mãe, doenças e mortes trágicas na família.  
  
Ao vencer seus traumas, Karina tornou-se uma das maiores referências no Brasil em suicidologia – conceito que ela trabalhou para disseminar no país, rompendo tabus da sociedade. “Suicidologia é a área da psicologia que estuda os processos autodestrutivos e suas prevenções”, explica. 
  
Com doutorado e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (USP), Karina coordena uma pós-graduação em suicidologia na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), presta atendimento a famílias, escolas e empresas e já publicou sete livros sobre luto e suicídio.  

Aumento dos casos de ansiedade e depressão  

O Relatório Mundial de Saúde Mental da OMS, publicado em junho de 2022, mostrou que: 

  • anualmente, o equivalente a 12 bilhões de dias de trabalho são perdidos por causa de depressão e ansiedade, custando à economia global quase 1 trilhão de dólares; 
  • 15% dos adultos em idade laboral sofreram com algum transtorno mental em 2019; 
  • um bilhão de pessoas viviam com transtornos mentais em 2019.  

Esses transtornos passaram a receber mais atenção após o primeiro ano da pandemia de Covid-19 – quando foi registrado um aumento de 25% na prevalência de ansiedade e depressão em todo o mundo, ainda de acordo com outro levantamento da OMS.

Uma das principais explicações foi o estresse causado pelo isolamento social imposto pela pandemia. Ligados a isso estavam as restrições à capacidade das pessoas de trabalhar, busca de apoio dos entes queridos e envolvimento em suas comunidades 

SERVIÇO

Seminário de Promoção da saúde mental no trabalho: uma sensibilização à semana de prevenção ao suicídio – Setembro Amarelo 
Data:
15 de setembro 
Horário: das 9h às 11h 
Local: SESI Lab 
Onde fica: Setor Cultural Sul - Brasília, DF 
Pontos de referência: Antigo edifício Touring Club, em frente ao Conic Brasília e ao lado da Plataforma Superior da Rodoviária do Plano Piloto. 
Transmissão: Assista ao vivo no YouTube do SESI

Relacionadas

Leia mais

#32 - Saúde mental no ambiente de trabalho
Saúde mental deve ser encarada como fator de produtividade
SESI lança programa de suporte psicológico e redução de violência nas escolas

Comentários