Nos dias 5 e 6 de maio, o Movimento Empresarial pela Saúde (MES), iniciativa do Serviço Social da Indústria (SESI) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI), reuniu representantes de grandes empresas em São Paulo para debater os principais desafios da saúde corporativa e contribuir no desenvolvimento de soluções concretas para o sistema de saúde no Brasil.
As reuniões marcaram o início da agenda oficial de trabalho dos três grupos temáticos, com foco em assuntos considerados prioritários pelas próprias empresas: “Modelos Sustentáveis na Saúde Suplementar”, “Dados e Inteligência em Saúde” e “Saúde Mental e Emocional”.
Participaram dos encontros executivos de companhias como JBS, Werner, Foresea, Teva, Vicunha, Prio, Novonor, Motiva (antiga CCR), Aché, Nestlé, Merck, AstraZeneca, RHI Magnesita, entre outras.
Os grupos são parte de um processo contínuo de construção de propostas e recomendações do setor industrial para a agenda nacional da saúde.
As contribuições resultantes dessas atividades farão parte de um documento robusto, que reunirá posicionamentos estratégicos sobre temas como desenvolvimento econômico, inovação e saúde.
“A indústria tem um papel decisivo na sustentabilidade do sistema de saúde, visto que é a principal financiadora de planos coletivos empresariais e conhece de perto os desafios da gestão da saúde dos trabalhadores. Com o MES, estamos reunindo essas experiências, criando pontes com o setor público e suplementar, e propondo caminhos para um ecossistema mais eficiente, equilibrado e centrado nas pessoas”, afirma Thiago Taho, gerente de Inovação do Departamento Nacional do SESI.
Os encontros contaram com a mediação de especialistas, apoio técnico de mentores convidados e serão acompanhados ao longo do ano por uma equipe de sistematização e produção de conteúdo.
O objetivo é consolidar os debates em materiais estratégicos, que reforcem o protagonismo do setor produtivo nas discussões sobre saúde pública e suplementar. A próxima reunião já está marcada para os dias 7 e 8 de julho.
Conheça o MES
O Movimento Empresarial pela Saúde (MES) é uma iniciativa coordenada pelo Serviço Social da Indústria (SESI) que busca construir uma agenda propositiva para enfrentar os desafios relacionados à saúde dos trabalhadores e aos altos custos da assistência no Brasil.
O fórum surgiu como resposta às demandas das indústrias por soluções inovadoras que promovam o bem-estar dos trabalhadores, contribuindo para a sustentabilidade e responsabilidade social das empresas.