Série de vídeos do SESI traz orientações de saúde e segurança durante a pandemia

Confira dicas da série 100% Seguro, lançada pelo SESI em 2013, que se mantém atual e pode ajudar empresas a evitar a disseminação do coronavírus

Lavar bem as mãos, manter equipamentos de proteção individual e ambientes higienizados e inserir na rotina atividades físicas  com a família são algumas orientações que estão constantemente em notícias e nas redes sociais nas últimas semanas. Essas informações ajudam a evitar a disseminação do coronavírus e combater o estresse e ansiedade durante a pandemia.

No entanto, esses procedimentos já estão há muito tempo na rotina das indústrias. Prova disso, é que o Serviço Social da Indústria (SESI) lançou em 2013 a série de vídeos gratuitos 100% Seguro, que até hoje são usados para capacitar em saúde e segurança no trabalho gestores e trabalhadores dos setores da construção, panificação, mineração e frigorífico.

Vamos relembrar alguns episódios que podem ajudar empresas a se preparar para combater a disseminação do coronavírus?

1.  Higiene pessoal

Lavar bem as mãos, passar álcool em gel e manter os equipamentos de proteção individual sempre limpos são orientações básicas dadas a trabalhadores da indústria, em especial na área de alimentação. Esses procedimentos ajudam a evitar a disseminação do covid-19 tanto entre as pessoas no ambiente de trabalho quanto de consumidores.

Nesse vídeo para trabalhadores de panificadoras, é possível conferir orientações de como fazer essa higiene pessoal. E lembre-se de complementar essas práticas com o uso de máscara e o distanciamento de, no mínimo, dois metros entre as pessoas.

No vídeo para o setor frigorífico, o SESI alerta ainda para se evitar o uso de adereços, como anéis, relógios e brincos, prender os cabelos e usar touca e máscara. Em caso de gripe, o trabalhador não pode entrar na fábrica e deve procurar imediatamente o serviço médico.

No setor da construção, as mãos, além de higienizadas, precisam de um cuidado a mais para evitar outras doenças, como dermatites.

2.  Limpeza do ambiente de trabalho

Manter o ambiente de trabalho limpo e organizado é fundamental para se evitar a disseminação de vírus e bactérias e garantir a harmonia entre as pessoas. Essa tão importante medida está entre as prioridades recomendadas no Guia SESI para prevenção Covid-19.

No setor de frigoríficos, há muito rigor nesse processo e a higienização é feita constantemente antes e durante todo o processo produtivo.

A limpeza dos ambientes envolve muitos detalhes e é necessário observar atentamente as regras de higienização para cada espaço, que engloba, entre outros, o uso de produtos químicos e a necessidade de equipamentos de proteção individual. Também é preciso cuidado especial para a limpeza de utensílios e de máquinas e equipamentos.

3. Saúde física e mental

Cuidar da saúde física e mental torna-se ainda mais imprescindível neste momento de pandemia, em que muitas pessoas tendem a ficar estressadas, ansiosas e preocupadas, com medo de adoecer ou ter familiares contaminados, além de outros problemas.

Para evitar entrar em paranoia, é necessário evitar assistir muitas notícias e conteúdos alarmantes, além de seguir as dicas de atividades físicas, alimentação saudável, lazer e sono que estão nos vídeos das séries dos setores de mineração e de frigorífico. 

Neste momento de pandemia, deve-se evitar aglomeração e recomenda-se  que as pessoas não se exponham em parques e ruas, mas é perfeitamente possível preparar exercícios para ser feitos em casa.

No vídeo de panificação, há ainda orientações para se manter a harmonia e cordialidade no ambiente de trabalho, que são dicas preciosas para este momento em que os nervos podem estar à flor da pele. Atento a isso, o SESI desenvolveu vídeo que aborda a organização do ambiente como fator que pode ajudar no acolhimento e apoio entre os trabalhadores.

É preciso estar atento ainda para não fazer uso indevido de álcool e drogas, ainda mais em momentos de maior estresse como o da pandemia de coronavírus. Nesse vídeo do setor da construção, recomenda-se não usar essas substâncias como válvula de escape para os problemas e traz uma série de orientações para empresas ajudarem pessoas na luta contra os vícios.

A Indústria contra o coronavírus: vamos juntos superar essa crise

Acompanhe todas as notícias sobre as ações da indústria no combate ao coronavírus na página especial da Agência CNI de Notícias.

Relacionadas

Leia mais

SESI lança guia que orienta empresas em planos de combate ao coronavírus
Mapa das iniciativas das federações para combater o coronavírus
SESI oferece atividades educativas de graça pela internet

Comentários