Parceria do SENAI do Rio de Janeiro com indústrias entrega 30 mil protetores faciais

Até agora, os EPIs chegaram a diversos profissionais de mais de 20 municípios do Estado do Rio, Alagoas e Mato Grosso

A iniciativa chamada Face Shield NF já fez a doação das máscaras para médicos, enfermeiros e técnicos

O projeto de Nova Friburgo criado para fabricar protetores faciais para profissionais de saúde no combate ao coronavírus alcançou a expressiva marca de 30 mil unidades produzidas. A iniciativa chamada Face Shield NF, que tem o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Rio de Janeiro como parceiro, já fez a doação das máscaras para médicos, enfermeiros e técnicos, além de outros profissionais de mais de 20 cidades fluminenses e dos estados de Alagoas e Mato Grosso.

A rede colaborativa é formada por professores e pesquisadores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal Fluminense (UFF) e da empresa Persona 3D.

O SENAI abriu as portas de seu FabLab para a produção de componentes e montagem dos equipamentos e as indústrias têm participação fundamental na produção, logística e doação de matéria-prima e insumos.

“Este é um momento diferenciado para todos nós e participar de projetos voltados para a saúde e segurança de outras pessoas reforça o papel do SENAI na educação, na inovação e no apoio para a transformação da sociedade e da indústria. Além disso, ao longo dos dias pudemos ver uma grande aproximação entra a escola técnica, academia e indústrias, reforçando laços muito fortes que temos em todo o Estado do Rio”, explica o coordenador do SENAI de Nova Friburgo, Gil Mairon.

Segundo o coordenador logístico do projeto, Lucas Lima, a marca de 30 mil protetores doados mostra como a pesquisa, a inovação e o compartilhamento de projetos e ideias podem permitir que soluções simples resolvam problemas reais. “Se fossem 10, 100 ou 1 mil máscaras seria um grande gesto, mas claro que tendo um número maior como o que alcançamos é uma realização e serve de motivação para seguir adiante e aumentar as doações. É gratificante poder ajudar a cuidar de quem cuida da gente”, ressalta o professor, vice-diretor do Instituto Politécnico da UERJ. 

As primeiras face shields foram reproduzidas em impressoras 3D, mas o tempo de 1 hora e 30 minutos era um empecilho. A chegada da indústria deu ganho de escala e a partir da fabricação de um molde, a peça passou a ser injetada e o tempo de produção das viseiras foi reduzido para apenas 15 segundos.

Parceira no projeto, a empresa Thurlerflex já injetou mais de 22 mil peças contribuindo diretamente para o aumento dos números. Também participam da ação as empresas do Grupo Stam, Hak, Suspiro Íntimo, Rede Inter TV, Vetroresina, Fermoplast, Injetec de Friburgo, Remo Polímeros e Grupo PSA.

A ação faz parte do Programa Resiliência Produtiva, um conjunto de ações elaboradas pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (FIRJAN) para enfrentar a atual crise da covid-19.

A Indústria contra o coronavírus: vamos juntos superar essa crise

Acompanhe todas as notícias sobre as ações da indústria no combate ao coronavírus na página especial da Agência CNI de Notícias.

Relacionadas

Leia mais

SENAI de Mato Grosso doa protetores faciais para hospitais do Estado
SENAI do Rio de Janeiro e FURNAS investem em inovações para combater o Covid-19
SESI dá dicas para aumentar a concentração no ensino a distância

Comentários