Em meio à pandemia do novo coronavírus, a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) atua para atender às demandas da população com itens de higiene pessoal, mas também demonstra preocupação com os parceiros.
No contexto da gestão de resíduos sólidos e do sistema de logística reversa no país, as cooperativas de catadoras e catadores de materiais recicláveis são o elo desta cadeia produtiva que sofre mais rapidamente os efeitos econômicos desta crise.
Diante desse cenãrio, a ABIHPEC, fundadora e coordenadora do programa Dê a Mão para o Futuro – Reciclagem, Trabalho e Renda (DAMF), em parceria com a Associação Brasileira de Biscoitos, Massas Alimentícias e Bolos Industrializados (ABIMAPI), elaborou um plano de auxílio financeiro para contribuir com cerca de 5 mil catadoras e catadores, distribuídas em 20 estados e o Distrito Federal. O valor de R$ 600 será pago em duas parcelas, em abril e maio, totalizando um aporte de R$ 3 milhões.
“Em levantamento realizado com as mais de 150 cooperativas parceiras, os números apontam que 98% estão com suas operações totalmente paralisadas por força de decretos ou recomendações sanitárias, ou ainda, com suas operações comprometidas devido à paralisação de coleta e a dificuldade ou impossibilidade de venda dos materiais. E mais, 88% dessas não contam com qualquer espécie de suporte temporário por parte de governos locais e estaduais”, afirma a coordenadora do DAMF e diretora de Meio Ambiente da ABIHPEC, Rose Hernandes.
O planejamento para o repasse dos recursos será dividido em três etapas. A prioridade são as cooperativas com operações fechadas ou sem possibilidade de venda dos materiais; seguido de cooperativas funcionando parcialmente e/ou com venda parcial de materiais; e, por fim, cooperativas parcialmente fechadas com venda normal de materiais.
Os valores previstos do auxílio financeiro do programa serão calculados por cooperativa ou associação de catadoras e catadores participantes do programa e, em seguida, repassados a cada cooperado.
A logística de repasse ainda conta com o apoio de 15 instituições capacitadoras que fazem o acompanhamento técnico rotineiro destas cooperativas, mobilizando mais de 70 técnicos para tal operação.
“O setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos segue trabalhando fortemente, por meio de iniciativas que viabilizem auxílio para as cooperativas do DAMF, que são fundamentais para a ABIHPEC e seu programa de logística reversa”, afirma o presidente-executivo da ABIHPEC, João Carlos Basilio.
“Buscaremos colaborar ao máximo com nossos parceiros, além de seguir com ações que beneficiem esse grupo de trabalhadores que realiza um trabalho fundamental para o fomento da reciclagem em nosso país”, finaliza.
A Indústria contra o coronavírus: vamos juntos superar essa crise
Acompanhe todas as notícias sobre as ações da indústria no combate ao coronavírus na página especial da Agência CNI de Notícias.