FIEMG une forças com empresas para combater o novo coronavírus

O objetivo é ampliar a assistência a hospitais e famílias carentes nas cidades de Minas Gerais

Empresas instaladas em Montes Claros fazem doações de lençóis, fronhas e tecidos para confecção de roupas para os profissionais de saúde

Com ações intermediadas pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) da Regional Norte, Adauto Marques Batista, que também é vice-prefeito de Montes Claros, indústrias instaladas na cidade fazem doações pra reforçar o combate ao coronavírus. Uma delas é o Grupo Coteminas que está distribuindo lençóis e fronhas a hospitais e à secretaria Municipal de Saúde.

A Santanense, indústria do Grupo Coteminas, está doando tecidos para confecção de roupas a serem usadas pelos profissionais de saúde que atuam na assistência aos pacientes com provável diagnostico da doença. A Novo Nordisk, empresa dinamarquesa produtora de insulina, também foi mobilizada e está intensificando ações junto à secretaria Municipal de Saúde.

Por meio de parceria com o deputado estadual Gil Pereira (PSD), o Supermercado Villefort está  entregando kits com máscaras e material de higiene pessoal que serão distribuídos, com intermediação de entidades religiosas, às comunidades carentes.

A Eurofarma, maior laboratório de medicamentos do país, que está instalando uma unidade no Distrito Industrial II de Montes Claros, auxiliará mil família carentes na cidade, com a doação de cestas básicas durante três meses ou enquanto durar o confinamento por conta do novo coronavírus.

Outras indústrias, por iniciativa própria, também estão participando dessa força-tarefa como é o caso da Alpargatas, que por meio da Rede do Bem, fará a doação de 100 mil pares de sandálias para alunos de escolas públicas e familiares nos estados de Minas Gerais, Paraíba e Pernambuco. 

Além disso, a empresa também vai disponibilizar 10 mil sandálias para os profissionais da área da saúde de Montes Claros usarem em casa ao retornarem do trabalho em hospitais, evitando assim levarem o vírus para suas residências.

Ao fim da pandemia, equipamentos e materiais arrecadados e não utilizados, serão doados ao governo municipal para serem destinados às unidades de saúde.

“Entendemos ser muito importante as indústrias apoiarem as ações da administração municipal de Montes Claros e atuarem no sentido de ajudar o município a minimizar os efeitos dessa pandemia. Saabemos que não há quantidade necessária de produtos de limpeza e equipamentos de proteção para os profissionais de saúde no tratamento dos casos de contaminação pelo coronavírus que poderão vir a acontecer. E muitas famílias carentes também começam a ter problemas com a falta de dinheiro e alimentos”, disse Adauto Marques. 

Hospital de campanha no estado

Um dos principais locais de exposições em Belo Horizonte, o Expominas começou a ser reestruturado para ser transformado em hospital de campanha no tratamento de pacientes infectados, durante o período de pandemia. Estão sendo instalados, em dois galpões do espaço, 900 leitos com respiradores, desafogando, assim, outros hospitais da região que possam estar superlotados com o aumento dos casos da covid-19.

A FIEMG está atuando em duas frentes neste projeto: disponibilizando pessoas na área de inteligência e planejamento para a construção da estrutura básica no Expominas e também com recursos financeiros na ordem de R$ 500 mil.

Manutenção de respiradores 

A federação mobiliza ainda os empresários mineiros para viabilizar a doação de mil respiradores para a rede estadual de saúde. Os aparelhos adquiridos serão entregues à Secretaria de Estado da Saúde, que irá definir a distribuição em suas unidades em todo o estado.

O objetivo é arrecadar o montante de R$ 65 milhões para a aquisição dos respiradores. Segundo dados da secretaria, os novos aparelhos representam 15% do número total de equipamentos que o estado possui atualmente.

A Indústria contra o coronavírus: vamos juntos superar essa crise

Acompanhe todas as notícias sobre as ações da indústria no combate ao coronavírus na página especial da Agência CNI de Notícias

Relacionadas

Leia mais

SENAI mobiliza a indústria para aumentar fabricação de equipamentos de proteção
VÍDEO: A indústria contra o coronavírus - case conserto de ventiladores pulmonares
SENAI ensina montadoras a consertar respiradores

Comentários