FIEMG, UFMG e ArcelorMittal distribuem álcool glicerinado a instituições sociais

Serão distribuídos cerca de dois mil litros de álcool glicerinado 70% a diferentes instituições e hospitais
A expectativa do SENAI é dobrar a produção e alcançar 50 mil litros

A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a ArcelorMittal firmaram parceria para a produção e distribuição de álcool glicerinado 70%. A substância - produzidano Centro de Inovação e Tecnologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Indústrial (CIT SENAI), localizado no bairro Horto, em Belo Horizonte - está sendo enviada a diversas instituições envolvidas no combate à pandemia do coronavírus no estado.

Em abril, já foram doados 1,6 mil litros ao Hospital Margarida, em João Monlevade. Na próxima semana, prefeituras da área de atuação da Bio Florestas, unidade de negócio da ArcelorMittal, vão ser beneficiadas.

Ao longo do mês de junho, serão distribuídos pela produtora de aço cerca de dois mil litros de álcool glicerinado 70% a diferentes instituições e hospitais. A Abertta Saúde - associação que atende os empregados e dependentes da ArcelorMittal - é a responsável pelo recebimento das demandas, triagem e direcionamento às entidades. A ArcelorMittal contribui com a logística de entrega do produto.

Segundo José Luciano Pereira, gerente de Inovação CIT SENAI, a montagem e a produção do material estão bem coordenadas. “A parceria com a UFMG e a expertise alcançada permitiram a criação da planta-piloto. É bom ressaltar que o produto passa por teste de qualidade antes de sair do laboratório”, explica Pereira. As vantagens do álcool glicerinado 70% é que ele tem efeito sanitizador igual ou acima do álcool gel e facilidade de aplicação por ser líquido.

Cerca de 20 alunos voluntários da pós-graduação do Departamento de Química da UFMG e profissionais do CIT SENAI participam da ação. “É o momento de unirmos os esforços e trabalharmos colaborativamente. Buscamos apoiar iniciativas que ajudem a sociedade a enfrentar esse momento difícil”, afirma Joaquim Burrel, gerente-geral de Desenvolvimento de Produtos e Serviços da ArcelorMittal Aços Longos Brasil.

A expectativa do CIT SENAI é dobrar a produção nos próximos 20 dias e alcançar 50 mil litros. O insumo de 10 mil litros de álcool é repassado, periodicamente, pela Siamig, sindicato que reúne as usinas de açúcar, etanol e bioeletricidade.

A Indústria contra o coronavírus: vamos juntos superar essa crise

Acompanhe todas as notícias sobre as ações da indústria no combate ao coronavírus na página especial da Agência CNI de Notícias.

Relacionadas

Leia mais

SENAI de Santa Catarina restaurou 55 ventiladores pulmonares
FIEMS entrega 21,6 mil máscaras para sindicatos industriais
SENAI de Goiás e Ministério do Trabalho produzem EPIs para pessoas em vulnerabilidade social

Comentários