Fase I de nova vacina contra a Covid-19 terá início em Salvador

Etapa de desenvolvimento clínico terá início em setembro e custará R$ 6 milhões. Imunizante é o primeiro com tecnologia de replicon de RNA a ter uma fase de estudos realizada no Brasil

Técnico em enfermagem manipula seringa
Os estudos da nova candidata a vacina para a Covid-19 incluem ainda as fases II e III

Uma nova vacina contra a Covid-19 entrará em sua primeira fase de testes, em setembro, e o estudo será conduzido pelo SENAI CIMATEC, em Salvador (BA). A vacina de repRNA (replicon de RNA) é primeiro imunizante que utiliza essa tecnologia a ter uma fase de estudos realizada no Brasil. O replicon de RNA é capaz de se autoamplificar e ser reconhecido pelo organismo como um RNA mensageiro, que por sua vez, ensina o corpo humano a produzir respostas contra o vírus (anticorpos). Participam desta fase 90 voluntários, com idades entre 18 e 55 anos.

Desenvolvida pela HDT Bio Corp (Seattle, EUA), empresa de biotecnologia sem fins lucrativos, o imunizante integra um plano de desenvolvimento global, que está sendo realizado no Brasil, EUA e Índia, por meio de uma parceria entre três instituições: SENAI CIMATEC, HDT Bio Corp e Gennova Biopharmaceuticals (Índia). No Brasil, conta com o apoio científico do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). No CIMATEC, o projeto está sob a responsabilidade do Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Avançados de Saúde. O estudo de Fase I custará R$ 6 milhões.

Segundo o médico infectologista e professor titular do SENAI CIMATEC, PhD em Imunologia e Doenças Infecciosas, Roberto Badaró, o objetivo principal desta etapa é avaliar a segurança e a reatogenicidade do novo imunizante, ou seja, a capacidade de a vacina gerar reação adversa (ou colateral) local ou sistêmica no organismo.

“Serão testadas três diferentes concentrações de dose, verificando-se qual delas se mostrará mais promissora na produção de resposta imune humoral e celular contra o vírus SARS-CoV-2”, explica.

A vacina utiliza tecnologia de RNA de terceira geração: uma molécula de replicon de RNA, que, em contato com o organismo, tem capacidade de se autorreproduzir, gerando então o RNA mensageiro, que ensina o corpo humano a produzir anticorpos. Entre as vantagens, é uma vacina com grande possibilidade de ser aplicada em dose única, capaz de promover uma resposta robusta e duradoura, inclusive contra as diferentes cepas do vírus.

Os estudos da nova candidata a vacina para a Covid-19 incluem ainda as fases II e III, até que o imunizante seja aprovado para registro e produção no Brasil. Uma vez comprovada a segurança na fase I, após as análises estatísticas dos dados, terá início a fase II, com a participação de 400 indivíduos. Da mesma forma, o início da fase III dependerá dos resultados da fase anterior. Para a fase III está previsto o recrutamento de 3.000 a 5.000 participantes. Ao todo, o período de testes vai durar cerca de um ano.

Como funciona

A candidata a vacina consiste numa formulação de nanocarreador lipídica chamada de LION (do inglês, Lipid InOrganic hybridized Nanoparticle) e uma molécula de repRNA que codifica a proteína spike (S) do SARS-CoV-2. Em contato com o organismo, o repRNA tem capacidade de se autorreproduzir, gerando então o RNA mensageiro, que ensina o corpo humano a produzir os anticorpos específicos e de interesse.

“Diante da plataforma tecnológica da vacina, o que a gente espera é que esta seja uma vacina de dose única, já que pequenas concentrações se mostraram capazes de promover uma alta resposta imune”, afirma a líder técnica do projeto no SENAI CIMATEC, farmacêutica e PhD em Biotecnologia, Bruna Machado.

A HDT Bio Corp. é detentora da tecnologia e fará, por meio do SENAI CIMATEC, a transferência de tecnologia e incorporação de conhecimento ao Brasil. A instituição brasileira realizará os ensaios clínicos de Fase I, II e III. A Gennova é responsável pela fabricação dos lotes piloto da vacina para os ensaios iniciais, e ainda, conduzirá a transferência de tecnologia de fabricação da vacina para o SENAI CIMATEC.

“Esse acordo permite que o Brasil impulsione o desenvolvimento clínico, a fabricação, a distribuição e a comercialização”, disse Ricardo Alban, presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB).

Por meio da parceria com a HDT, o SENAI CIMATEC poderá desenvolver outras vacinas, para doenças conhecidas e emergentes, a exemplo da Zika, já que a plataforma de RNA vinha sendo testada em outros potenciais antígenos.

De acordo com o diretor de Tecnologia e Inovação do SENAI CIMATEC, Leone Peter Andrade, a nova vacina oferece vantagens e benefícios, pois a tecnologia utilizada permite que o processo produtivo seja rápido e escalonável, utilizando menos componentes e etapas, quando comparada a métodos tradicionais.

“Esse projeto permitirá a utilização de uma plataforma tecnológica de ponta para o desenvolvimento de novos produtos de interesse do Brasil”, pontua.

“A parceria com o SENAI CIMATEC ajudará a construir novas capacidades de fabricação de vacinas e medicamentos no Brasil, e fornecerá à população do país maior acesso a medicamentos avançados”, disse o CEO da HDT, Steve Reed. “A missão da nossa empresa é fortalecer parcerias com instituições desenvolvedoras de tecnologia e fabricantes de medicamentos em todo o mundo, como parte de nossa estratégia de negócios e saúde global sustentável”.

Relacionadas

Leia mais

Mais de 3,14 milhões de brasileiros vacinados contra Covid com apoio do SESI
Mulheres são mais cuidadosas com flexibilização após vacinação
Nove em cada 10 brasileiros dizem que tomariam qualquer marca de vacina contra Covid-19, aponta CNI

Comentários