Esporte ajuda trabalhador da Bahia no tratamento de doença crônica

José Lima vive a expectativa de completar seus 50 anos de idade de uma forma bem diferente da que ele esperava quando soube que sofria de excesso de proteína no sangue

Funcionário da Magnesita (BA) há 21 anos, José Lima vive a expectativa de completar seus 50 anos de idade, em dezembro, de uma forma bem diferente da que ele esperava quando soube que sofria de excesso de proteína no sangue. 

Em meio às dores articulares, exames clínicos apontavam uma grande probabilidade para que ele desenvolvesse doenças cardíacas e até mesmo aterosclerose, uma doença crônica que causa o entupimento de vasos sanguíneos e é incurável quando afeta artérias do coração e do cérebro. 

"Entrei no tratamento e as dores amenizaram, mas só foi melhorar mesmo quando me dediquei ao esporte. Hoje, posso dizer que o futebol máster me ajuda a viver porque, além de todos os benefícios para proporcionar qualidade de vida, elimina o stress e traz o convívio sadio com os colegas. O esporte virou uma parcela considerável do meu tratamento", conta. 

Um dos líderes em quadra da equipe da Magnesita (BA), José Lima exalta toda a preparação do time para esta edição dos Jogos Nacionais do SESI e faz questão de salientar a estrutura encontrada em Belém. "Nós treinamos duas vezes por semana, com um trabalho especializado mesmo, visando a parte física e a parte tática dos jogadores. Temos a mesma base há dois anos e, neste ano, resolvemos começar os treinos em fevereiro. Tenho certeza que estamos na briga pelo ouro". 

Para o atleta-trabalhador, a estrutura montada nas unidades do SESI de Belém está de parabéns. "Tudo aqui é de primeiro mundo. Impressiona!", diz ele, que também brinca: "com um espaço deste à disposição, acho que ninguém deve sofrer de doença aqui. Só não faz esporte quem não conhece seus benefícios, mas garanto que depois que conhecer, tendo esta estrutura à disposição, a qualidade de vida e a saúde vão se tornar um vício". 

OS JOGOS - Mais de 1.200 atletas de 200 empresas de todo o país participam da 10ª edição dos Jogos Nacionais do SESI, em Belém. As provas, em dez modalidades, são disputadas entre os dias 10 e 14 de setembro no SESI Almirante Barroso, SESI Ananindeua e no Estádio Olímpico do Pará. Acompanhe todas as notícias sobre os Jogos Nacionais do SESI na página da competiçãoAcesse as fotos no Flickr
 

Relacionadas

Leia mais

Empresários acompanham colaboradoras do voleibol nos Jogos Nacionais do SESI
Piauí conquista mais duas medalhas nos Jogos Nacionais do SESI
Jogador de futsal vive dia de herói nos Jogos Nacionais do SESI

Comentários