Encontro nacional do programa ViraVida discute ações contra a violência sexual

Evento promovido pelo Conselho Nacional do Sesi reúne mais de 130 profissionais em Brasília e segue até amanhã, com palestras, oficinas e rodas de discussão

Especialistas em educação, da iniciativa privada e governo, participam de oficinas, palestras e rodas de discussão durante o VI Encontro Nacional do Programa ViraVida. O evento, que começou na segunda-feira (17), segue até amanhã (20), em Brasília, e reúne mais de 130 profissionais do Serviço Social da Indústria (SESI). Promovido pelo Conselho Nacional do SESI, o encontro busca promover ações contra a violência sexual e promover a inclusão social de jovens em situação de risco.

Para a coordenadora nacional do ViraVida, Cleude Gomes, a troca de experiências é fundamental para reforçar o trabalho realizado pelo programa. “O processo de educação inclusiva trazido pelo ViraVida trata exatamente desta força transformadora da ação social. É a partir dela que tudo é possível”, disse.

Números apresentados pelo presidente do Conselho Nacional do SESI, Jair Meneguelli, demonstram a importância do ViraVida nos 20 estados onde foi implantado. Atualmente, já foram matriculados mais de 4,1 mil jovens e mais de 1,1 mil estão em processo educacional. O projeto também contribuiu para inserir 78 jovens na universidade e 754 no mercado de trabalho. “Essa é uma tecnologia ainda nova. Estamos ao longo dos últimos cinco anos aprendendo e o dia a dia vem nos mostrando que estamos no caminho certo”, afirmou Meneguelli.

Ao Portal da Indústria , Meneguelli disse que o projeto deve ser implantado em todos os estados neste ano. Ouça clicando aqui.

ViraVida – O programa é desenvolvido pelo Conselho Nacional do SESI, em parceria com entidades da Rede de Enfrentamento à Violência Sexual Infantojuvenil, Sistema S (SESI, SENAI, Sesc, Senac, Sebrae e Sescoop) e governos. Ele é voltado para adolescentes e jovens entre 16 e 21 anos que sofreram violência sexual.

O Viravida garante atendimento integral aos alunos, incluindo tratamento médico e odontológico, orientação jurídica e atendimento psicossocial, extensivo às famílias. Uma das ações principais do programa é assegurar capacitação profissional e acompanhamento no primeiro ano de inserção no mercado de trabalho.

Relacionadas

Leia mais

SENAI oferece 26 mil vagas de cursos técnicos dentro do Sisutec
Quer participar do Torneio de Robótica? Saiba como se inscrever!
Conselho Nacional do SESI inaugura nova sede em Brasília

Comentários