Empresas e instituições se reúnem no movimento #SolidariedadeContagia

Movimento liderado pela Usiminas une e potencializa esforços dos associados por meio da disseminação de boas práticas no combate ao Covid-19
Higienização de espaços públicos é uma das ações da parceria solidária

Em uma nova iniciativa para minimizar os impactos da pandemia nas comunidades do Vale do Aço, a Usiminas, em parceria com entidades e poder público de Ipatinga, lançou ontem o movimento #SolidariedadeContagia.

A ação reúne parceiros como a Prefeitura Municipal (PMI), Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) do Vale do Aço, Associação Comercial e Industrial de Ipatinga (Aciapi) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e conta com a participação, também, da Fundação São Francisco Xavier e apoio do Instituto Usiminas.

Entre os objetivos do movimento está a utilização da capacidade de mobilização de cada um dos envolvidos para levar uma mensagem de responsabilidade coletiva no enfrentamento à covid-19 e suas consequências econômicas. A proposta é que os integrantes da iniciativa abram espaço para a divulgação de bons exemplos de mobilização coletiva observados na região para que mais pessoas possam se inspirar e agir de maneira solidária.

O #SolidariedadeContagia possui uma página na internet, que estará em constante atualização para divulgar, reunir ações já realizadas e ampliar a rede coletiva de auxílio mútuo.

Para o diretor da Usina de Ipatinga, Américo Ferreira Neto, o movimento é mais uma ação que se soma a diversas outras que vêm sendo adotadas pela empresa e parceiros desde o início da pandemia.

“Dar visibilidade aos bons exemplos de atitude responsável e conectar iniciativas que possam contribuir com quem está precisando de algum tipo de auxílio ou tem um pequeno negócio é mais uma forma de integrar a empresa ao esforço coletivo que vem sendo feito para minimizar os impactos na saúde de todo mundo e na subsistência de muitas pessoas”, afirma o diretor.

Segundo Américo, o #SolidariedadeContagia tem um papel importante especialmente nesse momento em que as autoridades públicas de todo o país começam a discutir formas de relaxamento na política de distanciamento social. “Mais do que nunca, as pessoas precisam ter informação de qualidade e acesso fácil a alternativas de proteção, cuidados com a saúde e a novas formas de comércio e prestação de serviços. Isso que nos motivou a investir esforços também nessa iniciativa”, esclarece.

#SolidariedadeContagia é uma ação desenvolvida com empresas de diferentes áreas

“Temos duas frentes de batalha, que é a preservação da saúde das pessoas e a da economia. A defesa da saúde é inegociável, mas a frente da retomada econômica precisa ser feita com todo cuidado e responsabilidade”, completa.

Iniciativa coletiva

Durante o lançamento do movimento, o prefeito de Ipatinga, Nardyello Rocha ressaltou que o movimento é muito importante e um presente para a cidade em seu aniversário de 56 anos. “Temos um desafio de equilibrar as diferentes necessidades, tendo o compromisso com a vida em primeiro lugar. Ipatinga não irá relaxar com os cuidados e seguiremos agindo com responsabilidade para vencermos essa crise”.

“A Usiminas é um parceiro de primeira ordem do município e já vinha apoiando outras iniciativas como a higienização de ruas e a distribuição de cestas básicas para comunidades mais impactadas”, acrescenta.

Para os representantes da CDL e Aciapi, Amaury Gonçalves e Cláudio Zambaldi a mobilização é importante para que todos possam contribuir para os esforços contra a pandemia. Zambaldi destacou que a crise atual é uma das maiores já enfrentadas pelo comércio. “É papel de cada empresário se mobilizar, seguir os protocolos e reforçar, diariamente, com suas equipes os cuidados necessários para a manutenção das atividades", aponta.

O presidente da FIEMG Vale do Aço, Flaviano Gaggiato, lembrou que o #SolidariedadeContagia é mais um bom exemplo das ações conjuntas que vem sendo desenvolvidas em diferentes áreas.

“É muito importante manter um trabalho em sinergia e discussão conjunta entre as empresas para que possamos ter sucesso nos esforços de retomada econômica”, afirma Gaggiato.

Inicialmente, estão sendo contempladas ações de municípios do Vale do Aço. A expectativa é que o #SolidariedadeContagia possa ser ampliado para outras cidades onde as empresas Usiminas estão presentes.

A Indústria contra o coronavírus: vamos juntos superar essa crise

Acompanhe todas as notícias sobre as ações da indústria no combate ao coronavírus na página especial da Agência CNI de Notícias.

Relacionadas

Leia mais

Respiradores de Tocantins serão levados para manutenção no SENAI de São Paulo
VÍDEO: A indústria é essencial
Indústrias goianas no combate ao coronavírus

Comentários