Consumidor brasileiro está mais pessimista, informa pesquisa da CNI

Pesquisa mostra expectativas dos brasileiros para os próximos seis meses

Gráfico INEC

O pessimismo dos brasileiros piorou neste mês. O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC) caiu 1% na comparação com abril e alcançou o menor valor desde março de 2009.  Em relação a maio do ano passado, o INEC caiu 5,7%, informa a pesquisa divulgada nesta quinta-feira (29), pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) . 

Com exceção das previsões para a inflação, todos os indicadores de expectativas dos brasileiros para os próximos seis meses pioraram em maio. A expectativa em relação ao desemprego caiu 1,6%  e a da renda pessoal para os próximos seis meses recuou 0,4% frente a abril. Quanto menor o indicador de expectativa, maior é o pessimismo do consumidor. Em relação à inflação, o indicador aumentou 2,9% na comparação com abril. 

Os indicadores de situação financeira e de endividamento também recuaram na comparação com abril. O de endividamento diminuiu 3,3%, o que aponta o aumento do número de pessoas que disseram ter mais dívida em maio do que nos três meses anteriores. O índice de situação financeira caiu 1,7%. Ouça o que o economista da CNI Marcelo Azevedo fala sobre os efeitos do pessimismo do consumidor na economia e o que pode ser feito para reverter a situação. Ouça clicando aqui.

Realizada em parceira com o Ibope Inteligência, essa edição do INEC ouviu 2.002 pessoas entre 15 e 19 de maio em 140 municípios. 

Download de Arquivos

 

 

Relacionadas

Leia mais

Confiança do consumidor volta a cair em fevereiro, informa CNI

Comentários