Como economizar na conta de luz mesmo em home office

Para evitar aquele susto no fim do mês, veja as dicas do SENAI de como diminuir os gastos com eletrodomésticos utilizados diariamente durante a pandemia

Devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a maioria das empresas passou a adotar o sistema de home office, ou seja, seus colaboradores passaram a fazer as mesmas atividades de casa para evitar a proliferação da doença.

No entanto, a soma de computador, notebook, ar-condicionado, ventiladores, abre e fecha de geladeira durante todo dia, sem falar nas lâmpadas ficando acesas por mais tempo, pode se tornar a grande vilã quando chegar a conta de luz.

Pensando nisso, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Campo Grande decidiu elaborar algumas dicas de redução de consumo de cada eletrodoméstico para que ninguém se assuste com a fatura da energia elétrica no fim do mês. Confira:

1. Refrigeradores

Segundo o instrutor do SENAI de Campo Grande, Paulo César Marcolino, que ministra aulas de Eletrotécnica e Segurança do Trabalho, cerca de 30% do consumo de energia de uma residência se deve à refrigeração.

“A primeira coisa que deve ser feita é regular o termostato do refrigerador de acordo com a estação do ano e a quantidade de alimentos que ele armazena. Também vale destacar que está proibido, ou praticamente proibido, abrir a porta da geladeira sem necessidade ou por tempo prolongado”, afirmou.

Para checar a validade da borracha, coloque uma folha de papel entre a porta e a geladeira e feche

Além disso, vale a pena arrumar os alimentos de forma a perder menos tempo para encontrá-los e deixe espaço entre eles para o ar poder circular. “Ainda pensando em economizar energia, não é indicado usar a parte de trás do aparelho para secar roupas ou panos de prato.

Outra coisa importante que deve ser observada é a borracha de vedação. Basta fechar a porta com uma folha de papel entre a porta e a geladeira. Se a folha cair, significa que está na hora de trocar a borracha”, destacou.

2. Chuveiro elétrico

Um dos campeões de reclamação quando o assunto é alto consumo de energia, o chuveiro elétrico também pode ser mais econômico. “Quando possível, deixe a chave na posição verão. Dessa forma, é possível reduzir o consumo de energia em 30%, mas é bom também evitar banhos muito demorados. Essa última orientação ajuda a economizar energia e água”, pontuou Marcolino.

Evite banhos muito demorados

Outra dica importante é usar resistências originais, verificando a potência e a voltagem correta do aparelho. “Jamais faça emendas ou adaptações, pois esse procedimento aumenta o consumo de energia e pode colocar em risco sua segurança”, completou o instrutor.

3. Máquina de lavar roupa

Acumule uma boa quantidade de roupas sujas para dar uma única batida

Uma dica valiosa para ajudar a economizar energia elétrica e água, além do chuveiro, é deixar acumular roupa suja e utilizar a máquina de lavar uma única vez, com a quantidade máxima de peças indicada pelo fabricante.

“Aqui vale ficar atento à dose certa de sabão especificada no manual, para evitar repetir operações de enxágue. Mantenha ainda o filtro sempre limpo”, disse o colaborador do SENAI.

4. Lâmpadas

Que tal aproveitar a luz do sol, abrindo bem as janelas e cortinas? Além de ajudar a economizar energia, é uma forma de aproveitar para ajudar nos índices de vitamina D.

Procure lugares claros durante o dia para não precisar acender lâmpadas

Outra dica interessante é substituir lâmpadas incandescentes por lâmpadas compactas ou de LED. “Essa troca permite uma economia de até 75% do consumo da lâmpada”, apontou Paulo César Marcolino.

Ele também reforça a atenção sobre luzes acesas em ambientes desocupados. “Se for possível, vale fazer a instalação dos circuitos de interruptores para permitir o desligamento parcial de lâmpadas em desuso ou desnecessárias. Também é orientado utilizar sensores de presença que acendem automaticamente as lâmpadas somente quando houver circulação de pessoas”, completou.

5. Ar condicionado

Mantenha janelas fechadas quando o ar condicionado estiver ligado

No verão, o aparelho de ar-condicionado chega a representar um terço do consumo de energia da casa. Como em Mato Grosso do Sul, mesmo no outono e no inverno são comuns dias com temperaturas bastante altas, a média pode ser praticamente a mesma. Por isso, uma dica importante na hora de utilizar o aparelho é evitar o frio excessivo, regulando o termostato, e sempre desligar quando o ambiente estiver desocupado.

“Mantenha janelas e portas fechadas quando o aparelho estiver funcionando e evite o calor do sol no ambiente, fechando cortinas e persianas. Também é fundamental manter limpos os filtros do aparelho, para não prejudicar a circulação do ar e a propagação de vírus. Dê preferência a equipamentos na tecnologia Inverter com selo Procel, que tendem a economizar 30% de energia em relação aos convencionais”, finalizou o instrutor do SENAI.

A Indústria contra o coronavírus: vamos juntos superar essa crise

Acompanhe todas as notícias sobre as ações da indústria no combate ao coronavírus na página especial da Agência CNI de Notícias.

Relacionadas

Leia mais

IEL apresenta série de webinars com mentorias em gestão empresarial
Moradores do Distrito Federal recebem máscaras de proteção reutilizáveis
SENAI vai desenvolver projetos de sensoriamento para prevenção de Covid-19

Comentários