Com Estação Telessaúde, SESI amplia acesso e qualidade da assistência médica

Cabine garante mais facilidade, conforto e eficácia no atendimento dos trabalhadores. Novidade será apresentada na Hackmed Conference

Buscando ampliar o acesso e qualificar cada vez mais o cuidado em saúde dos trabalhadores, o Serviço Social da Indústria (SESI) apresentará, durante a Hackmed Conference, nos dias 15 e 16 de julho, a Estação Telessaúde.

A cabine de atendimento é totalmente equipada com tecnologias que permitem a realização de consultas e exames médicos, incluindo à distância, garantindo acessibilidade, segurança, conforto e praticidade na assistência.

É uma alternativa eficaz e econômica, que facilita a promoção da saúde dos trabalhadores pelas empresas, especialmente em lugares em que há dificuldade de acesso.

Veja outros temas:

Desenvolvimento sustentávelEducação STEAMEficiência energética e Telemedicina

A Estação Telessaúde vai ao encontro de uma das principais demandas da indústria: o acesso à Atenção Primária à Saúde (APS) pelo trabalhador, e acompanha uma tendência mundial de crescimento de demanda pela modalidade de atendimento à distância.

O SESI, por meio de suas soluções e serviços em Saúde e Segurança no Trabalho, é parceiro das empresas e exerce um papel de fundamental importância para alavancar os esforços para inovação em saúde e bem-estar no país.


“A pandemia de Covid-19 acelerou esse processo e, de forma geral, vimos que a telessaúde trouxe vantagens como agilidade, efetividade na resolução dos casos e melhoria na gestão de saúde dos trabalhadores”, destaca gerente-executiva de Saúde e Segurança na Indústria, Katyana Aragão.


“O SESI está atento a esse movimento, principalmente porque a telessaúde tem grande potencial para impulsionar as ações de promoção da saúde e prevenção do risco de doenças junto aos trabalhadores da indústria”, aponta.

Funcionalidades da Estação Telessaúde garantem acessibilidade e conforto ao paciente

Para que seja possível realizar exames e atendimentos à distância, a Estação Telessaúde foi projetada com três câmeras, sendo duas panorâmicas ambientais e uma câmera frontal móvel. Isso permite ao médico interagir e avaliar melhor o paciente, além de se certificar da segurança interior e acompanhar os movimentos do paciente de forma contínua.

A Estação Telessaúde foi exposta no Encontro Nacional da Indústria (ENAI), no dia 30/06/2022

Além de macas e poltrona regulável com tamanho adaptado para pessoas com obesidade, a cabine possui armários e cabideiros retráteis e multifuncionais que servem para pendurar roupas, aventais e bolsas e podem ser utilizados como suporte para soro.

Um dos braços da poltrona é mais largo e possui regulagem de altura para permitir a medição da pressão arterial em pé, sentado e deitado. Serve também como apoio para procedimentos como coleta de sangue.

Na parte externa, há uma estrutura que pode ser usada por acompanhantes dos pacientes enquanto aguardam a realização do atendimento ou por profissionais de apoio para auxiliar os pacientes que utilizarão a cabine.

A higienização do interior da unidade é feita automaticamente ao final de cada atendimento por meio da liberação do gás ozônio de alta concentração. O sistema de ventilação com filtro permite a entrada do ar renovado livre de contaminação, seguindo princípio semelhante a cabines de avião e salas cirúrgicas, o que garante a qualidade do ar interno.

A Estação foi projetada para facilitar transporte e montagem. As dimensões para ser transportada inteiramente montada, de maneira que caiba em uma carreta aberta de mini caminhões ou veículo urbano de carga, sem a necessidade de montadores.

E caso precise ser transportada desmontada, ela pode ser repartida em módulos pré-fabricados, para que a montagem seja feita no local em até 6 horas.

Conferência discute construção do futuro da saúde

A Hackmed é uma conferência sobre inovação e empreendedorismo e reúne as principais referências e tendências sobre inovação no setor de saúde. O evento ocorre nos dias 15 e 16 de julho, no Centro de Convenções Rebouças do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, em São Paulo. Confira a programação completa no site do evento.

Relacionadas

Leia mais

SESI lança serviço de telessaúde em medicina, enfermagem, nutrição e psicologia
Serviços online do SESI ajudam empresas a atender legislação de saúde e segurança no trabalho

Comentários