Serviços online do SESI ajudam empresas a atender legislação de saúde e segurança no trabalho

Cursos sobre normas regulamentadoras e consultoria para enfrentamento da covid-19 nas empresas são alguns dos serviços

O Serviço Social da Indústria (SESI) acaba de lançar serviços online para ajudar empresas a implementarem programas de saúde e segurança no trabalho (SST), atendendo a legislação e prevenindo o contágio por covid-19. Estes serviços digitais contemplam assessorias e consultorias técnicas online, cursos de educação a distância sobre normas regulamentadoras de SST, uma plataforma de desenvolvimento e a implementação de programas de Prevenção de Risco Ambiental (PPRA) e de Controle Médico Ocupacional (PCMSO) para micro e pequenas empresas.

De acordo com o gerente-executivo de Saúde e Segurança na Indústria do SESI, Emmanuel Lacerda, o uso de plataformas online agiliza processos e ajuda a prevenir a disseminação da covid-19 já que, desde a contratação até a execução dos serviços, tudo é feito a distância. “O SESI antecipou a prestação de serviços por meio de plataformas digitais para melhor apoiar empresas neste momento de pandemia”, destaca. 

Conheça os serviços:

Assessoria online para prevenção da covid-19 no ambiente de trabalho

Esse serviço possibilita que empresas recebam de forma ágil avaliação de ações de prevenção da covid-19 no ambiente de trabalho com base nas recomendações da Secretaria de Trabalho, do Ministério da Economia. Ao fim, um especialista do SESI realiza consultoria online para detalhar o plano de ação com pontos que a empresa precisa estar atenta para contenção da covid-19. Empresas interessadas devem entrar em contato pelo e-mail [email protected].

Para ter um panorama da situação de combate à covid-19 no ambiente de trabalho, os gestores devem preencher questionário com 52 perguntas. Entre as questões abordadas estão formas de comunicação e orientações passadas a funcionários, treinamentos sobre uso correto, higienização e conservação dos equipamentos de proteção individual, protocolos para evitar aglomerações e cuidados de higiene e monitoramento da saúde dos trabalhadores.

Além disso, são avaliados o tratamento aos trabalhadores de grupo de risco, condições de ventilação dos ambientes de trabalho e os cuidados com profissionais de saúde dentro da empresa. Há também avaliação do atendimento da empresa em relação às obrigações legais de saúde e segurança no trabalho.

SESI antecipa uso de plataformas digitais para agilizar processos e ajudar na prevenção da covid-19

Cursos a distância sobre normas regulamentadoras

Por meio de capacitações online, é possível atualizar gestores e trabalhadores sobre as mudanças recentes em normas regulamentadoras (NRs) e ofertar cursos obrigatórios para trabalhadores, conforme legislação de saúde e segurança no trabalho. Os cursos são oferecidos em uma plataforma amigável, com conteúdos audiovisuais demonstrativos das condições de trabalho do dia a dia, de forma a contribuir no desenvolvimento de comportamento seguro que previna a ocorrência de acidentes de trabalho. Desta forma, as indústrias ficam em dia com a legislação de saúde e segurança no trabalho, que exige a oferta desses cursos pelos empregadores a seus trabalhadores. Empresas interessadas devem entrar em contato pelo e-mail [email protected].

Nesse momento, as capacitações disponíveis são relacionadas à transporte, movimentação, armazenamento e manuseio de materiais (NR 11); trabalho em altura (NR 35); segurança e saúde ocupacional (NR22); segurança em instalações e serviços em eletricidade (NR 10); segurança e saúde no trabalho em empresas de abate e processamento de carnes e derivados (NR 36); segurança e saúde nos trabalhos em espaços confinados (NR 33). Até agosto, o SESI deve disponibilizar mais 18 cursos, entre eles, os relacionados a outras duas normas regulamentadoras: NR 18 (Indústria da Construção) e NR 05 (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).

Na plataforma, os trabalhadores também testam os conhecimentos adquiridos e os que obtiverem resultado satisfatório recebem certificado. As empresas têm o relatório sobre o desempenho dos trabalhadores. Para participar dos cursos, os trabalhadores precisam ter acesso a computador, tablet ou celular com internet. No caso dos cursos semipresenciais, como o da NR 35, as empresas podem priorizar o módulo a distância nesse momento e agendar as aulas presenciais quando a empresa estiver com o ambiente controlado para evitar o risco de contágio da covid-19.

SESI Facilita é a nova plataforma para micros e pequenas empresas atenderem legislação de SST

Atendimento à legislação de saúde e segurança no trabalho

O SESI Facilita disponibiliza um autosserviço para que os micro e pequenos empresários desenvolvam seus Programas de Prevenção de Risco Ambiental (PPRA) e de Controle Médico Ocupacional (PCMSO). No portal, os usuários inserem o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e o número de funcionários da empresa.

No ato já são informadas se estão enquadradas nas regras para adesão ao serviço. Caso estejam, podem efetuar a compra no e-commerce e serão autorizadas a preencher formulários e podem contar com o apoio dos técnicos do SESI e ajuda de assistentes virtuais em toda sua jornada.

O processo começa pelo envio das informações de riscos no ambiente de trabalho necessárias ao PPRA. O sistema fornece um check-list para conferência de todos os documentos necessários. Além de inserir dados nos formulários, é possível enviar vídeos e fotos do processo produtivo para que a assessoria técnica do SESI, avalie e contribua com sugestões.

A etapa seguinte é a elaboração do PCMSO pelo médico do SESI, com a correlação dos fatores de riscos apontados no PPRA aos exames médicos, que são solicitados aos trabalhadores da empresa. Após esse processo, as versões do PPRA e do PCMSO são disponibilizadas para a empresa.
 

Relacionadas

Leia mais

SESI lança guia que orienta empresas em planos de combate ao coronavírus
SESI lança Guia de Saúde Mental para o período de pandemia
5 dicas para empresas evitarem o contágio por coronavírus durante campanhas de vacinação

Comentários